Secções
Entrar

Nova proposta do Governo pode levar a acordo com trabalhadores da Saúde

04 de maio de 2018 às 07:36

Secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública diz que greve "superou em muito as expectativas".

Os sindicatos dos trabalhadores da saúde receberam hoje à noite uma nova proposta do Ministério da Saúde que pode levar a um acordo entre as partes, disse à Lusa fonte sindical, explicando que existe "uma aproximação de posições".

1 de 3
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media

"A greve foi tão importante que recebemos, há uma hora, uma proposta para a negociação do Acordo Colectivo de Trabalho que pode resolver o problema dos contratos individuais nos hospitais EPE", disse à Lusa José Abraão, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap).

O sindicalista adiantou que a greve de dois dias dos trabalhadores da saúde, que não inclui médicos e enfermeiros, que termina hoje, está "superou em muito as expectativas" sendo que "as perturbações são significativas", rondando os 70 a 80% de adesão a nível nacional.

"Fica a sensação de que o Governo ouviu e manifestou abertura para se avançar neste processo. Só por isto, a greve já foi importante", defendeu, explicando que a greve causou "constrangimentos significativos" nos blocos operatórios, enfermeiras ou consultas externas.

José Abraão referiu que a anterior proposta que tinham recebido "não era aceitável", explicando que houve uma evolução no novo documento.

"Pelo que vi na proposta, com alguns aspectos importantes em relação à que tinha sido apresentada, podemos caminhar no sentido de se estabelecer um Acordo Colectivo de Trabalho que reponha as 35 horas semanais para todos e que garanta carreira a todos aqueles que estão em contrato individual, há 10 ou 15 anos e que até agora não têm", frisou.

A reunião vai decorrer esta sexta-feira, pelas 11:30, no Ministério da Saúde.

"Verifica-se alguma aproximação de posições e vamos para as negociações de espírito aberto, com responsabilidade e seriedade, esperando que o governo concretize com justiça, sem tratar os trabalhadores como uns de primeira e outro de segunda", defendeu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela