Secções
Entrar

"Não há soluções milagrosas nem muito rápidas" para a dívida

05 de junho de 2017 às 19:15

A presidente do Conselho de Finanças Públicas defendeu que é estritamente necessário "gerir muito cuidadosamente a economia e o orçamento"

Teodora Cardoso, presidente do Conselho de Finanças Públicas, afirmou que "não há soluções milagrosas nem soluções muito rápidas" para reduzir a dívida pública. Cardoso defende que é estritamente necessário "gerir muito cuidadosamente a economia e o orçamento".

"Não há soluções milagrosas nem soluções muito rápidas. Precisamos de facto de reduzir o rácio da dívida pública para se tornar sustentável, mas não podemos imaginar que podemos fazê-lo muito rapidamente. Temos de fazê-lo com persistência e segurança", esclareceu a economista.

A presidente do CFP disse ainda que esta redução sustentável da dívida pública tem de assentar em dois eixos: por um lado, numa "grande disciplina orçamental, conduzindo a um saldo primário positivo não exagerado na ordem dos 2 a 3% do PIB" e, por outro, assegurar que a economia cresce.

"Não podemos pensar que saímos do Procedimento por Défice Excessivo [PDE] e o problema está resolvido. Não está. A dívida continua lá", afirmou Teodora Cardoso. A economista disse ainda que é preciso "uma grande viragem" na estrutura da economia portuguesa para que o crescimento económico assente no aumento da produtividade.

A presidente do CFP disse ainda que, "sendo uma solução sobretudo de segurança e de perseverança a prazo, exige mudanças de natureza institucional à cabeça e um grande consenso político no sentido de as realizar".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela