Secções
Entrar

Museu do Santuário de Fátima recebeu mais de dez mil visitantes desde a reabertura

20 de julho de 2020 às 09:39

A funcionar de novo desde 19 de maio, o museu regista maior afluência aos fins de semana e feriados, tendo sido a primeira quinzena de junho a de maior afluência.

O Museu do Santuário de Fátima recebeu mais de dez mil visitantes desde que foi possível reabrir portas após o período de confinamento da pandemia de covid-19, informou o Santuário de Fátima.

A funcionar de novo desde 19 de maio, o museu regista maior afluência aos fins de semana e feriados, tendo sido a primeira quinzena de junho a de maior afluência. Segundo informação do Santuário de Fátima, o limite de visitantes em cada um dos diversos espaços, para garantir as regras de segurança e higiene, "é uma condicionante que dificulta a comparação com qualquer outro momento da história do museu".

Os responsáveis do museu e do Santuário antecipavam que, devido à covid-19, "o volume de visitantes seria bastante mais baixo do que o verificado nos anos anteriores", mas também pressupunham que os espaços museológicos seriam procurados no regresso dos peregrinos.

O grosso dos visitantes tem passado pela exposição "Vestida de branco", sobre a escultura de Nossa Senhora de Fátima, que teve quase 60 mil entradas até 13 de março. "Neste novo período e até ao final do mês de junho, já passaram por este espaço museológico 7.878 visitantes".

Além do protocolo de higiene, a pandemia obrigou à suspensão do vídeo introdutório da exposição e à alteração do modelo de visitas guiadas, privilegiando-se "o acompanhamento na interpretação do património de forma mais individualizada". Também as visitas temáticas à exposição temporárias mudaram de sítio.

Segundo o Santuário de Fátima, foram criadas condições para que as atividades previstas antes da pandemia tenham lugar de modo que "os visitantes possam sentir-se seguros nos diferentes espaços do museu".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela