Sábado – Pense por si

Donas de abrigo em Santo Tirso onde morreram 54 animais arriscam dois anos de prisão

SÁBADO
SÁBADO 20 de julho de 2020 às 09:42

Proprietárias podem incorrer num crime de abandono e maus-tratos a animais, punível com pena até dois anos ou multa até 240 dias. Por ser um crime público, não carece de queixa para que seja aberta uma investigação.

Dezenas de voluntários invadiram este domingo o abrigo Cantinho 4 Patas, um canil ilegal na Serra da Agrela, em Santo Tirso, onde morreram 54 animais (52 cães e 2 gatos) na sequência de um incêndio que atingiu o local durante a madrugada. À tarde, depois de várias horas de espera e na presença da GNR, cerca de 40 cães foram resgatados. Alguns animais foram entregues a associações, outros adotados pelos ativistas. "É revoltante. Vieram vários voluntários para ajudar a salvar os cães, mas a dona não deixou entrar ninguém, alegando que era um terreno privado. A GNR estava cá e também não nos deixou entrar", contou ao Correio da Manhã Maria José, uma das voluntárias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.