Secções
Entrar

MP pede termo de identidade e residência para os detidos da Operação Lex

02 de fevereiro de 2018 às 22:09

O último dos cinco arguidos detidos a ser ouvido foi Rita Figueira, ex-mulher do desembargador Rui Rangel. A TVI avança que o MP vai pedir TIR para todos.

Os interrogatórios aos arguidos detidos na Operação Lex terminaram às 19h30 desta sexta-feira, com a inquirição de Rita Figueira, ex-mulher do desembargador Rui Rangel. Segundo a TVI, o Ministério Público vai pedir termo de identidade e residência para todos os cinco arguidos.

Para Jorge Barroso e Octávio Correia, a mesma fonte adianta que serão pedidos 15 mil euros de caução. Os arguidos vão ficar também impedidos de comunicar entre si. 

A operação Lex, que tem pelo menos 12 arguidos, dos quais cinco estão detidos provisoriamente, está relacionada com branqueamento de capitais, fraude fiscal, tráfico de influências e corrupção/recebimento indevido de vantagens.

Entre os arguidos estão os juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante, Rita Figueira, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o vice-presidente do clube Fernando Tavares e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol João Rodrigues.

Os interrogatórios judiciais dos cinco detidos começaram na quarta-feira ao início da noite no Supremo Tribunal de Justiça, onde o processo corre termos dado que envolve dois juízes desembargadores, e é dirigido pelo juiz conselheiro Pires da Graça.

Na operação, desencadeada na terça-feira, foram realizadas 33 buscas, das quais 20 domiciliárias, nomeadamente ao Sport Lisboa e Benfica, à casa de Luís Filipe Vieira e dos dois juízes e a três escritórios de advogados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela