Secções
Entrar

Moedas ouviu Salgado sobre o GES, mas "não era minha função fazer alguma coisa"

Jornal de Negócios 06 de abril de 2021 às 12:40

O ex-secretário de Estado Adjunto de Passos Coelho afirma que as conversas com Ricardo Salgado, em maio de 2014, eram sobre o GES e não sobre o Banco Espírito Santo.

Carlos Moedas, ex-secretário de Estado Adjunto no Governo de Pedro Passos Coelho, ouviu Ricardo Salgado em 2014 sobre as preocupações em torno do Grupo Espírito Santo (GES), e não sobre o Banco Espírito Santo (BES). Mas "não era minha função fazer alguma coisa", diz. 

O atual candidato à Câmara de Lisboa está a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, esta terça-feira, 6 de abril. 

"A minha responsabilidade no Governo era fechar com a troika o programa de ajustamento", refere Carlos Moedas, esclarecendo as suas funções. 

"Como secretário de Estado do primeiro-ministro tinha a função e competência de monitorizar as reformas estruturais que estávamos a fazer na economia", como foi o caso da "nova lei da concorrência, a saúde e as dívidas dos vários hospitais que não eram pagas" e ainda "a reforma da justiça". 

Carlos Moedas adianta ainda que Ricardo Salgado não contactou apenas consigo, em maio de 2014. O ex-presidente do BES estava também a falar com outros membros do Governo, nomeadamente com o primeiro-ministro ou a ministra das Finanças. 

Salgado "sabia que eu não tinha poder e eu sabia que estava a falar com outros membros do Governo". Por isso, não transmitiu as preocupações aos outros membros do Executivo que também se estavam a reunir com o gestor. 

"Era a minha função ouvi-lo, mas não era a minha função fazer alguma coisa no Governo", remata. 

Além de Carlos Moedas, também Carlos Calvário, ex-diretor do BES, irá esta terça-feira à comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, a partir das 15:00. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela