Mau tempo: vento e agitação marítima fecham barras
O mau tempo obrigou ao encerramento de 19 barras marítimas no continente e colocou o país em aviso laranja devido a rajadas de vento que podem atingir os 110 km/h.
O número de barras marítimas fechadas à navegação devido à agitação do mar subiu de 16 para 19, mantendo-se quatro condicionadas, segundo o último balanço da Marinha Portuguesa.
Estão fechadas à navegação as barras marítimas de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche e Ericeira.
Estão igualmente encerradas as barras marítimas de São Martinho do Porto, Nazaré, Lagos, Alvor, Portimão, Albufeira, Tavira e Vila Real de Santo António.
Nos Açores, está encerrada a barra da Madalena do Pico, adianta a Marinha Portuguesa.
As barras marítimas de Sesimbra e Setúbal estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 11 metros e as de Olhão e Faro a barcos com comprimento inferior a 10 metros.
Aviso laranja devido ao vento
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja 10 distritos de Portugal continental até às 0900 de segunda-feira devido à agitação marítima e até 21h00 de hoje devido ao vento.
Os restantes distritos do continente estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, segundo informação disponível no site do IPMA.
A ilha do Porto Santo e a costa norte da Madeira também estão sob aviso laranja devido à agitação marítima.
O vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste, com rajadas até 85 km/h, soprando forte a muito forte (50 a 65 km/h) nas terras altas com rajadas até 110 km/h, rodando gradualmente para oeste a partir da tarde, e enfraquecendo para o final do dia.
O instituto prevê ainda queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, subindo temporariamente a cota para 1200/1400 metros durante a tarde e condições favoráveis para a ocorrência de trovoada até meio da tarde.
Precauções no Açores
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) alertou hoje para um aumento da intensidade do vento nos grupos Ocidental e Central.
Em causa estão as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, do grupo Central, e Flores e Corvo, do grupo Ocidental, escapando-se do alerta as ilhas de Santa Maria e São Miguel, do grupo Oriental.
O aviso para fortes ventos estima que, a partir de terça-feira de manhã, até à madrugada de quarta-feira, haja rajadas de perto de 100 quilómetros por hora.
As autoridades locais recomendam aos cidadãos que sejam tomadas medidas como o consolidar de telhados, portas e janelas, o cortar ou podar de árvores próximas em risco de queda, e o transporte para casa de objectos soltos de jardins.
Edições do Dia
Boas leituras!