Secções
Entrar

Mau tempo: vento e agitação marítima fecham barras

11 de março de 2018 às 16:05

O mau tempo obrigou ao encerramento de 19 barras marítimas no continente e colocou o país em aviso laranja devido a rajadas de vento que podem atingir os 110 km/h.

O número de barras marítimas fechadas à navegação devido à agitação do mar subiu de 16 para 19, mantendo-se quatro condicionadas, segundo o último balanço da Marinha Portuguesa.

1 de 3
Foto: Pedro Catarino/Cofina Media
Foto: D.R.
Foto: Rui Minderico/Cofina Media

Estão fechadas à navegação as barras marítimas de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche e Ericeira.

Estão igualmente encerradas as barras marítimas de São Martinho do Porto, Nazaré, Lagos, Alvor, Portimão, Albufeira, Tavira e Vila Real de Santo António.

Nos Açores, está encerrada a barra da Madalena do Pico, adianta a Marinha Portuguesa.

As barras marítimas de Sesimbra e Setúbal estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 11 metros e as de Olhão e Faro a barcos com comprimento inferior a 10 metros.

Aviso laranja devido ao vento
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja 10 distritos de Portugal continental até às 0900 de segunda-feira devido à agitação marítima e até 21h00 de hoje devido ao vento.

Os restantes distritos do continente estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, segundo informação disponível no site do IPMA.

A ilha do Porto Santo e a costa norte da Madeira também estão sob aviso laranja devido à agitação marítima.

O vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste, com rajadas até 85 km/h, soprando forte a muito forte (50 a 65 km/h) nas terras altas com rajadas até 110 km/h, rodando gradualmente para oeste a partir da tarde, e enfraquecendo para o final do dia.

O instituto prevê ainda queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, subindo temporariamente a cota para 1200/1400 metros durante a tarde e condições favoráveis para a ocorrência de trovoada até meio da tarde.

Precauções no Açores 
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) alertou hoje para um aumento da intensidade do vento nos grupos Ocidental e Central.

Em causa estão as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, do grupo Central, e Flores e Corvo, do grupo Ocidental, escapando-se do alerta as ilhas de Santa Maria e São Miguel, do grupo Oriental.

O aviso para fortes ventos estima que, a partir de terça-feira de manhã, até à madrugada de quarta-feira, haja rajadas de perto de 100 quilómetros por hora.

As autoridades locais recomendam aos cidadãos que sejam tomadas medidas como o consolidar de telhados, portas e janelas, o cortar ou podar de árvores próximas em risco de queda, e o transporte para casa de objectos soltos de jardins.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela