Secções
Entrar

Mau tempo. Proteção civil registou 55 ocorrências de queda de árvores e inundações

16 de dezembro de 2020 às 09:01

Ocorrências foram registadas sobretudo nos distritos de Viana do Castelo, Lisboa e Porto.

A Proteção Civil registou entre as 21:00 de terça-feira e as 08:00 de hoje 55 ocorrências relacionadas com a queda de árvores e pequenas inundações devido ao vento e chuva forte.

Em declarações à agência Lusa, o comandante Carlos Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), precisou que as ocorrências relacionadas com a queda de árvores e pequenas inundações foram registadas sobretudo nos distritos de Viana do Castelo, Lisboa e Porto.

"O distrito com mais ocorrências foi Viana do Castelo com 17 situações e tratou-se sobretudo de quedas de árvores por causa do vento forte. Depois registámos também oito em Lisboa e sete no Porto, também por quedas de árvores e pequenas inundações", disse.

De acordo com o comandante Carlos Pereira, não foi registada nenhuma situação grave até às 08:00 de hoje.

"A situação estava cerca das 08:00 a acalmar. Mesmo os avisos laranja que o IPMA emitiu por causa da chuva já passaram a amarelo", disse.

Os distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra estiveram sob aviso laranja até às 08:00 de hoje, passando, entretanto, a amarelo até às 09:00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também sob aviso amarelo, pelo mesmo motivo, os distritos de Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Castelo Branco até às 12:00 de hoje.

Os distritos de Castelo Branco e Guarda também estão sob aviso amarelo por causa da queda de neve acima da cota dos 1.800 metros, com acumulação provável entre 4 e 8 centímetros até às 12:00 de hoje.

O IPMA colocou igualmente os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de noroeste, até às 21:00 de hoje.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto alertou na terça-feira para o agravamento das condições meteorológicas até ao final da tarde de hoje, começando no litoral da região norte, estendendo-se ao resto do território nacional, com chuva persistente (por vezes forte), vento forte e agitação marítima forte na costa ocidental.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela