Secções
Entrar

Mau tempo: Metropolitano de Lisboa abre três estações a sem-abrigo no período noturno

Lusa 23 de janeiro de 2026 às 22:00

As estações de Santa Apolónia, Oriente e Rossio estarão abertas até terça-feira

O Metropolitano de Lisboa vai manter abertas entre esta sexta-feira e a madrugada de terça-feira, no período noturno, as estações de Santa Apolónia, Oriente e Rossio, para permitir que pessoas em situação de sem-abrigo possam ali pernoitar, devido ao frio.
Tiago Sousa Dias/ Medialivre
Numa nota enviada à agência Lusa, fonte da empresa referiu que a medida foi tomada "em estreita articulação com a Câmara Municipal de Lisboa". A data de término desta medida poderá ser ajustada em função da avaliação contínua das condições meteorológicas, acrescentou. As estações abertas entre hoje e a madrugada de terça-feira, de 26 para 27 de janeiro, são as do Oriente (linha Vermelha), Rossio (linha Verde) e Santa Apolónia (linha Azul). A iniciativa insere-se no âmbito do Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo e visa "assegurar uma resposta adequada às condições de frio extremo que atualmente se fazem sentir na cidade de Lisboa", destacou ainda o Metropolitano de Lisboa.
A situação de mau tempo que está a afetar o país, com ventos fortes, chuva persistente, forte agitação marítima e nevões de norte a sul, já levou ao encerramento de escolas e diversas infraestruturas, sobretudo na orla costeira, ao corte de vias rodoviárias e quebras de energia, entre outras situações. Portugal continental registou, entre as 16:00 de quinta-feira e as 17:00 de hoje, 722 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid, e foram deslocadas sete pessoas, revelou a Proteção Civil. Quase todo o território nacional continental está em estado de prontidão especial de nível 3 (a escala vai de 1 a 4, sendo 4 o mais elevado) até à noite de sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da Ingrid. Prevê-se chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão por Portugal continental, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido vários avisos vermelhos (o mais grave numa escala de três), laranja (o segundo mais grave). Os Açores e a Madeira também estão sob vários avisos amarelos e laranja.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima