Secções
Entrar

Mau tempo: cinco barras marítimas do continente encerradas

23 de outubro de 2016 às 16:31

Já nos Açores, as ilhas de São Miguel e Santa Maria estarão até segunda-feira em aviso vermelho devido a agitação marítima

As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação, informa hoje o portal da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Segundo a página da AMN na internet, as barras de Aveiro, Figueira da Foz e Faro continuam condicionadas ao tamanho das embarcações.

As barras de Faro e Figueira da Foz continuam fechadas a embarcações de comprimento inferior a 10 e 11 metros, respectivamente, enquanto a de Aveiro está encerrada para embarcações com menos de 35 metros de comprimento.

As barras marítimas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim passaram a estar encerradas a toda a navegação, depois de terem estado condicionadas durante a madrugada e manhã de hoje.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje, por causa da agitação marítima, os distritos do litoral centro e sul em aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, e do litoral norte em aviso amarelo, o terceiro mais grave.

No litoral centro e sul, estão previstas, a partir do final da tarde de hoje, e até à madrugada de segunda-feira, ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros de altura, podendo atingir 9 a 10 metros.

No litoral norte, estão previstas ondas de oeste-noroeste de 4 a 5 metros.

Açores: São Miguel e Santa Maria sob aviso vermelho
As ilhas de São Miguel e Santa Maria, nos Açores, vão estar hoje, e até segunda-feira, em aviso vermelho, o mais grave, devido a agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso é válido entre as 16:00 de hoje (hora local, 17:00 em Lisboa) e as 05:59 de segunda-feira.

Segundo o IPMA, estão previstas ondas de norte de 9 a 10 metros de altura, podendo atingir os 18 metros.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, significa "situação meteorológica de risco extremo".

Até às 16:00, as mesmas ilhas estão sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de ondas de noroeste de 7 a 9 metros.

O mesmo aviso é válido para as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, a partir das 12:00, e até às 07:00 de segunda-feira, uma vez que são esperadas ondas de norte de 8 a 9 metros de altura, podendo atingir os 16 metros.

O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado".

As sete ilhas estão hoje, e até à madrugada de segunda-feira, em aviso amarelo, o terceiro mais grave, devido à previsão de vento forte do quadrante norte, com rajadas até 100 quilómetros por hora.

O aviso amarelo traduz-se numa "situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela