Mau tempo: cinco barras marítimas do continente encerradas
Já nos Açores, as ilhas de São Miguel e Santa Maria estarão até segunda-feira em aviso vermelho devido a agitação marítima
As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação, informa hoje o portal da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Segundo a página da AMN na internet, as barras de Aveiro, Figueira da Foz e Faro continuam condicionadas ao tamanho das embarcações.
As barras de Faro e Figueira da Foz continuam fechadas a embarcações de comprimento inferior a 10 e 11 metros, respectivamente, enquanto a de Aveiro está encerrada para embarcações com menos de 35 metros de comprimento.
As barras marítimas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim passaram a estar encerradas a toda a navegação, depois de terem estado condicionadas durante a madrugada e manhã de hoje.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje, por causa da agitação marítima, os distritos do litoral centro e sul em aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, e do litoral norte em aviso amarelo, o terceiro mais grave.
No litoral centro e sul, estão previstas, a partir do final da tarde de hoje, e até à madrugada de segunda-feira, ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros de altura, podendo atingir 9 a 10 metros.
No litoral norte, estão previstas ondas de oeste-noroeste de 4 a 5 metros.
Açores: São Miguel e Santa Maria sob aviso vermelho
As ilhas de São Miguel e Santa Maria, nos Açores, vão estar hoje, e até segunda-feira, em aviso vermelho, o mais grave, devido a agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso é válido entre as 16:00 de hoje (hora local, 17:00 em Lisboa) e as 05:59 de segunda-feira.
Segundo o IPMA, estão previstas ondas de norte de 9 a 10 metros de altura, podendo atingir os 18 metros.
O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, significa "situação meteorológica de risco extremo".
Até às 16:00, as mesmas ilhas estão sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de ondas de noroeste de 7 a 9 metros.
O mesmo aviso é válido para as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, a partir das 12:00, e até às 07:00 de segunda-feira, uma vez que são esperadas ondas de norte de 8 a 9 metros de altura, podendo atingir os 16 metros.
O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado".
As sete ilhas estão hoje, e até à madrugada de segunda-feira, em aviso amarelo, o terceiro mais grave, devido à previsão de vento forte do quadrante norte, com rajadas até 100 quilómetros por hora.
O aviso amarelo traduz-se numa "situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".
Edições do Dia
Boas leituras!