Secções
Entrar

Marinha Portuguesa fez 511 ações de salvamento e resgatou 589 pessoas em 2025

Lusa 01 de janeiro de 2026 às 17:20

Segundo anunciou esta quinta-feira a instituição na sua página na internet.

A Marinha Portuguesa fez 511 ações de busca e salvamento em 2025, nas quais foram salvas 589 pessoas, anunciou esta quinta-feira a instituição na sua página na internet.
Marinha divulgou números dos salvamentos que fez no ano passado DR
Segundo a Marinha Portuguesa, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa coordenou 318 ações de busca e salvamento, em que foram salvas 433 pessoas, enquanto o centro de Ponta Delgada coordenou 135 ações, tendo sido salvas 78 pessoas. Acrescenta que o centro do Funchal coordenou 58 ações de busca em que foram salvas 78 pessoas. "Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo foram já reconhecidos nacional e internacionalmente com diversos pre´mios e mantêm o seu zelo pela salvaguarda da vida humana no mar, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano", salienta a Marinha. Acrescenta que para o sucesso deste sistema de busca e salvamento contribuem diferentes organizações, como a Autoridade Marítima Nacional, a Força Aérea, o INEM, a Proteção Civil ou os bombeiros. Refere ainda que conta muitas vezes com o apoio de navios mercantes e embarcações de pesca, "que se desviam das suas rotas comerciais e interrompem a sua atividade profissional para prestarem o auxílio necessário".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela