Secções
Entrar

Marcelo lembra contributo "fundamental" de imigrantes

Lusa 03 de maio de 2025 às 17:54

Atendendo ao total de imigrantes em Portugal, que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, disse rondar 1,5 ou 1,6 milhões de pessoas, o seu contributo para a economia "é fundamental, praticamente em todos os setores".

O Presidente da República lembrou este sábado, 03, o contributo fundamental dos imigrantes para a economia portuguesa e argumentou que o anúncio de que 4.574 cidadãos estrangeiros vão ser notificados para sair do país não significa que "desapareça a imigração".

LUSA_EPA

Atendendo ao total de imigrantes em Portugal, que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, disse rondar 1,5 ou 1,6 milhões de pessoas, o seu contributo para a economia "é fundamental, praticamente em todos os setores".

"Mas vai desde a construção civil até à agricultura, vai ao turismo", afirmou aos jornalistas, durante uma visita de surpresa à feira agropecuária Ovibeja, que está a decorrer em Beja.

Por isso, o Presidente da República alertou que "há erros que não se podem cometer" e é preciso ver, além dos cerca de 4.500 que o Governo já referiu que vão começar a ser notificados para abandonarem voluntariamente o país, qual "o número total daqueles que, na regularização, como consequência da nova lei, são forçados a sair".

"Se são 4.000 em 1,5 milhões ou em 1,6 milhões, se são 5.000, se são 10.000", afirmou, referindo, contudo, que mesmo que sejam "100, 10, 20, 30, 50, 100, 4 .500, é sempre penoso para os próprios".

Mas tal "não pode ser apresentado como significando: importa que desapareça a imigração de Portugal". Isto é um colapso na economia e na sociedade portuguesa, pura e simplesmente, porque estamos a falar de um milhão e tal [de pessoas] e que aguentam vários setores da economia", alertou, frisando que "essa generalização não faz sentido".

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, confirmou hoje que a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) vai começar a notificar 4.574 cidadãos estrangeiros, na próxima semana, para abandonarem o país voluntariamente em 20 dias.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela