Secções
Entrar

Marcelo inaugura avenida Mário Soares em Bragança

07 de julho de 2018 às 17:41

O Presidente da República inaugurou uma avenida que espera seja inspiradora para novos projectos empresariais na cidade transmontana.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou este sábado, em Bragança, uma avenida com o nome de Mário Soares que espera seja inspiradora para novos projectos empresariais na cidade transmontana.

1 de 7
Foto: LUSA
Foto: LUSA
Foto: LUSA
Foto: LUSA
Foto: LUSA
Foto: LUSA
Foto: LUSA

A nova avenida fica nas Cantarias, onde fica a nova Área de Acolhimento Empresarial, iniciativa municipal de 3,4 milhões de euros, com 46 lotes de terrenos para captar novos investimentos empresariais e criar postos de trabalho, no concelho com pouco mais de 30 mil habitantes.

Marcelo assumiu como "uma grande honra" inaugurar a avenida com o nome do antigo Presidente da República, que considerou que "foi, é e será uma grande figura da História portuguesa contemporânea pela sua maneira de ver Portugal, a Europa e o mundo".

"Pela sua abertura, pela sua maneira de ser, pelo seu calor em relação às portuguesas e aos portugueses. Deixou um traço inesquecível e durante um período fundamental na mudança da nossa democracia", afirmou.

O chefe de Estado lembrou que Mário Soares "foi o primeiro presidente civil, que representava uma realidade nova", num país acabado de "sair de uma revolução, de uma realidade com uma forte componente militar, foi uma viragem e ele protagonizou essa viragem".

"Portanto, é muito justa e eu espero que seja inspiradora", disse, referindo-se à homenagem a Mário Soares.

Marcelo adiantou ainda que pretende voltar a Bragança "daqui a dois, dois anos e meio, se não for antes, pela calada, para vir ver como estão as obras e ver a concretização daquele projecto".

O Presidente terminou hoje a visita de dois dias a Bragança, tal como começou, nas comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, com uma visita às instalações em que voltou a considerar "fundamental" o papel das instituições de solidariedade social.

Questionado pelos jornalistas sobre temas como a introdução das 35 horas de trabalho na Saúde, o presidente da República voltou a responder: "Vamos esperar".

"Cabe ao Governo, naturalmente, decidir essa matéria. Só agora é que começou a ser aplicado no sector da Saúde, como vai haver um orçamento para o ano que vem até permite, eventualmente, o Governo ver qual é a situação e o que deve fazer".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela