Mais de 130 reclamações devido à falta de limpeza dos terrenos
As queixas aumentaram 34,5% entre o primeiro e o segundo quadrimestre deste ano, e havia 991 freguesias prioritárias para a limpeza.
O Portal da Queixa recebeu, este ano, mais de 130 queixas sobre a falta de limpeza de terrenos e matas, que foram dirigidas às câmaras municipais e às juntas de freguesia, uma vez que são as entidades responsáveis pelo cumprimento da lei.
A legislação obriga a limpeza por parte dos proprietários de terreno e de produtores florestais. E se esta não for feita, são as entidades públicas que se encarregam de a fazer. Esta limpeza é importante, entre outras coisas, para evitar a propagação de fogos de grandes dimensões.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, as queixas registadas no Portal, aumentaram 9,7%, com um total de 137 reclamações.
O prazo para realizar a limpeza foi prolongado até 31 de maio e 991 freguesias foram consideradas como sendo prioritárias para esta limpeza, o que equivale a 30% do território nacional. O seu incumprimento leva à aplicação de coimas que podem ir até aos 5 mil euros.
Esta informação foi divulgada esta quarta-feira, quando o País enfrenta vários incêndios de grandes dimensões, no Norte e Centro- Desde domingo já morreram sete pessoas e mais de 40 ficaram feridas. Aveiro, Porto e Viseu são neste momento os distritos mais afetados pelas chamas.
É esperada para amanhã uma descida da temperatura, o que pode ajudar no combate às chamas.
Edições do Dia
Boas leituras!