Secções
Entrar

Luís Newton vence concelhia de Lisboa e quer mostrar que "PSD está bem vivo"

12 de julho de 2020 às 08:24

Eleito no sábado à noite com 70,6% dos votos (555 votos), o presidente da Junta de Freguesia da Estrela vincou o peso que a concelhia social-democrata deve ter no partido a nível nacional.

O presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, venceu as eleições da concelhia do PSD de Lisboa, e mostrou ambição de unir o partido na capital para procurar "recuperar a confiança" das pessoas nas autárquicas de 2021.

Eleito no sábado à noite com 70,6% dos votos (555 votos), face aos 29,4% (231 votos) conquistados por Paulo Ribeiro, Luís Newton vincou, em declarações à Lusa, o peso que a concelhia social-democrata deve ter no partido a nível nacional e que a votação dos militantes refletiu uma vontade de trabalhar em nome de "um objetivo comum" para o futuro.

"Esta é a maior concelhia do país e tem de ser também a mais relevante. Esse é outro percurso que nós queremos muito trilhar nos próximos tempos: demonstrar que o PSD está bem vivo em Lisboa e que o PSD vai ter capacidade para, junto do eleitorado, recuperar a confiança que perdeu nas últimas eleições autárquicas", afirmou.

Sublinhando a determinação de estender consensos a quem defendeu soluções alternativas neste ato eleitoral, o também líder da bancada social-democrata na Assembleia Municipal de Lisboa realçou a urgência de uma "sistematização das linhas de pensamento do PSD sobre Lisboa", bem como uma estabilização do próprio partido na capital.

"Em 2017 parecia que ninguém queria liderar o projeto para a Câmara Municipal de Lisboa pelo PSD e por isso tivemos o resultado que tivemos. As pessoas perceberam que o PSD não tinha alguém que pudesse representar essa vontade de servir os lisboetas sob as cores do PSD, e isto vamos ter de conseguir agora", notou Luís Newton, de 42 anos.

Questionado sobre o peso da concelhia na definição do futuro candidato social-democrata para a autarquia e a leitura nacional do desempenho do partido na capital nas próximas eleições, Luís Newton lembrou o mau resultado de 2017 -- em que o PSD foi apenas o terceiro partido mais votado, atrás do PS e do CDS-PP (coligado com o Partido Popular Monárquico e o Partido da Terra) - para garantir a criação das melhores condições para Rui Rio.

"O mau resultado em Lisboa foi o que ditou o afastamento de Pedro Passos Coelho, em 2017. O PSD/Lisboa tem de criar todas as condições para que o presidente do partido consiga tomar a melhor decisão e ter uma lista ampla de pessoas com as quais ele possa contar. A escolha cabe ao presidente do partido e ele disse que ia ouvir as estruturas locais. Através da distrital faremos a demonstração da nossa disponibilidade para colaborar", finalizou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela