Secções
Entrar

Governo vai pedir à UE uma "auditoria aos sistemas elétricos afetados para uma resposta cabal sobre a origem" do apagão

Ana Bela Ferreira 29 de abril de 2025 às 13:51

O primeiro-ministro fez o segundo balanço ao País na sequência do apagão que afetou Portugal e Espanha, na terça-feira. Vai ser criada uma comissão técnica independente à resposta nacional e um pedido aos reguladores.

O primeiro-ministro começou por afirmar que "o nosso País teve uma resposta altamente positiva e forte", agradecendo a maturidade da população, que souberam manter a serenidade. Na segunda comunicação ao País desde oapagão de segunda-feira, que deixou Portugal sem energia durante 10 horas, Luís Montenegro agradeceu aos operacionais e profissionais - da saúde, segurança e autarquias.

MIGUEL A. LOPES/LUSA

"Neste momento, o País está ligado com normalidade, todos os 6,4 milhões de clientes estão a ser alimentados. O sistema está a funcionar com a produção nacional", indicou o governante, dizendo que a dependência de Espanha não têm a ver com a falta de capacidade nacional, mas como a ligação em rede. Montenegro explicou assim porque Portugal foi afetado com um apagão que teve origem em Espanha.

Em relação à rede de água, o chefe de governo referiu que está praticamente reposta a rede. Já o abastecimento de combustíveis está restabelecido na sua normalidade, bem como a abertura de escolas. Montenegro sublinhou ainda que "não houve nenhum sobressalto de maior em termos de segurança ou proteção civil durante a noite".

"O Conselho de Ministros que está ainda reunido tomou já algumas decisões: solicitar um auditoria independente à rede europeia aos sistemas elétricos afetados para termos uma resposta cabal sobre a origem deste problema; uma comissão independente nacional de analisar à resiliência e resposta nesta área, na saúde e na proteção civil; decidimos ainda não prolongar nem alargar a declaração de crise energética que termina às 23h de hoje, nem as restrições de combustível já não estará em vigor; todos os prazos de obrigações fiscais que terminavam ontem foram prorrogados até amanhã [quarta-feira] e os que tinham prazo a decorrer pelo voto antecipado para as legislativas foi prorrogado até ao final do dia de hoje por razões operacionais", anunciou o primeiro-ministro.

O líder do Governo anunciou ainda a antecipação do sistema de blackstart para novas centrais - atualmente apenas a Tapada do Outeiro e Castelo de Bode possuem este sistema que permite reativar a rede do zero. "Já percebemos que são eficazes, mas insuficientes para dar resposta rápida", justificou. Passarão a ter este sistema as centrais do Baixo Sabor e do Alqueva.

Respondendo aos jornalistas, Montenegro negou que resposta da proteção civil tenha falhado. "Foram criadas duas células de crise" para dar resposta às necessidades em termos de proteção civil, saúde e infraestruturas críticas e também no contacto com as autarquias.

O primeiro-ministro garantiu que a comunicação à população foi dada logo pelo ministro da Presidência, ontem, às rádios para dar indicações do que devia ser feito e depois ele próprio falou ao início da tarde. O apagão aconteceu às 11h33, a primeira comunicação do primeiro-ministro foi já depois das 15h. "Se poderíamos ter feito melhor? Estamos sempre a tempo de fazer melhor", apontou, sublinhando que a situação "foi inédita e grave".

Montenegro justificou que a mensagem da Proteção Civil partiu às 17h, porque antes houve "uma opção por privilegiar a comunicação direta com as populações através da rádio e porque a Proteção Civil esteve preocupada com infraestruturas críticas". A população só recebeu a mensagem depois das 20h e algumas já mais tarde - "O que demonstra que as comunicações eram inexistentes".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela