Secções
Entrar

Legionella detetada no IPO de Lisboa

20 de fevereiro de 2019 às 09:33

Hospital diz que já tomou todas as medidas necessárias e que está garantida a segurança de utentes e trabalhadores.

A cactérialegionellafoi detetada no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, mas "não há nenhum doente infetado" ou com suspeita de infeção.

ÀLusa, o presidente do IPO de Lisboa, João Oliveira, afirmou que "não há nenhum surto de legionelose [doença dos legionários] no IPO" e que "não há nenhum doente infetado, não há nenhum doente com suspeita de infeção". "O que aconteceu foi a deteção nas pesquisas normais que se fazem regularmente à presença de legionella na água quente" em alguns sítios do hospital, como já aconteceu noutras alturas, disse João Oliveira.

"A existência da legionella'na água é frequente, a existência de doenças por 'legionella', designadamente pneumonia, é rara", frisou. "E é isso que está a acontecer neste momento, nós detetámos legionella, como é quase impossível não detetar na água, mas não temos nenhum doente sequer que suspeitemos de doença provocada pela legionella", disse João Oliveira.

Na sequência da deteção da bactéria, foram tomadas "todas as medidas de precaução" que estão preconizadas nas diretrizes, nomeadamente a colocação de filtros, juntar alguns elementos à água, além de estarem a ser feitos regularmente os choques térmicos que são aconselhados também nestas circunstâncias. "Tomámos essas medidas nos sítios em que agora detetámos a legionella", adiantou o presidente do IPO de Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela