Secções
Entrar

Cirurgia "correu bem": Marcelo Rebelo de Sousa deverá ficar internado durante dois dias

Diogo Barreto 01 de dezembro de 2025 às 23:40

O Presidente da República foi operado a uma hérnia encarcerada no Hospital São João do Porto. A recuperação pode demorar duas semanas.

A cirurgia à hérnia encarcerada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terminou pelas 23h35. A cirurgia durou cerca de uma hora. "O Presidente da República já está acordado e bem disposto", refere uma nota da Presidência da República.
'Estou convencida que Marcelo Rebelo de Sousa dentro de duas semanas estará recuperado'
Maria João Baptista afirmou que a cirurgia "correu bem e sem complicações". "Foi uma cirurgia perfeitamente atempada", acrescentou a presidente do conselho de administração do Hospital São João do Porto. O tempo de recuperação deverá ser "relativamente curto", explicou Maria João Baptista, lembrando que o tempo de recuperação difere de pessoa para pessoa. "Previsivelmente" o Presidente ficará internado dois dias para acompanhamento pós-cirurgíco e terá de estar cerca de duas semanas sob vigilância. A cirurgiã que acompanhou a operação explicou que se a cirurgia não tivesse sido realizada de forma tão célere, poderia haver complicações e é até possível que tivesse de ser submetido a uma ressecção intestinal.  O chefe da Casa Civil do Presidente da República, Fernando Frutuoso de Melo, indicou que não será necessário que Marcelo Rebelo de Sousa seja substituído pelo Presidente da Assembleia da República.  
Marcelo Rebelo de Sousa, 76 anos, presidiu durante a manhã de hoje, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, às comemorações de homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, que celebra o restabelecimento da independência nacional em 1640, e seguiu depois para as cerimónias fúnebres do antigo presidente da Mota-Engil, António Mota. Na declaração à imprensa, cerca das 22:00, Maria João Baptista disse ainda que a decisão de se proceder a uma cirurgia decorreu ainda do facto de Marcelo Rebelo de Sousa "já ter sido submetido a uma cirurgia prévia por uma hérnia semelhante a este quadro que tem neste momento". De acordo com a representante, uma hérnia "corresponde a uma área da parede abdominal que é mais frágil e que permite que uma parte do intestino passe através dos tecidos", comprometendo "a capacidade de irrigar os tecidos".
Artigos Relacionados
Com  Lusa
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima