Secções
Entrar

Inspector do SEF nomeado oficial de ligação na Frontex

21 de junho de 2018 às 14:58

O novo oficial de ligação português na Frontex vai também desempenhar as mesmas funções em Espanha, como está previsto no regulamento da União Europeia.

A Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) designou um oficial de ligação em Portugal, que vai também desempenhar as mesmas funções em Espanha, indicou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Segundo o SEF, trata-se de um elemento da carreira de investigação e fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras seleccionado, entre vários peritos internacionais, no âmbito de um processo de recrutamento lançado pela agência europeia de controlo de fronteiras Frontex.

Em comunicado, aquele serviço de segurança adianta que o novo oficial da ligação nomeado pela Frontex vai agir em nome da agência, consistindo as suas funções em fomentar a cooperação e o diálogo entre a agência europeia e as autoridades nacionais responsáveis pela gestão das fronteiras, incluindo as guardas costeiras.

O SEF refere que o novo oficial de ligação português na Frontex vai também desempenhar as mesmas funções em Espanha, como está previsto no regulamento da União Europeia, que prevê que a agência pode decidir que um oficial de ligação abrange até quatro Estados-Membros que estão geograficamente próximos.

O memorando de nomeação do novo oficial de ligação foi assinado pelo director nacional do SEF, Carlos Matos Moreira, e pelo director executivo da Frontex, Fabrice Leggeri, em Varsóvia.

A agência Frontex localiza-se em Varsóvia e presta apoio aos países da União Europeia (UE) e aos países associados de Schengen na gestão das suas fronteiras externas, facilitando a cooperação entre as autoridades que controlam as fronteiras e disponibilizando a assistência técnica e conhecimentos.

Esta gestão inclui responder aos desafios migratórios e às potenciais ameaças futuras nessas fronteiras, contribuindo para combater a criminalidade grave com dimensão transfronteiriça, para garantir um elevado nível de segurança na União Europeia, no pleno respeito dos direitos fundamentais, e de forma a salvaguardar a livre circulação de pessoas no seu interior.

O SEF é o ponto de contacto nacional com a Frontex, por onde passa toda a agenda operacional da agência.

Desde que entrou em funcionamento, em maio de 2005, a Frontex tem apoiado os Estados-Membros na execução da vertente operacional da gestão das fronteiras externas, através de operações conjuntas e de intervenções rápidas nas fronteiras.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela