Secções
Entrar

Incêndios: Ministério está disponível para apreciar reclamações de agricultores

23 de março de 2018 às 13:53

O ministro da Agricultura afirmou que não vai reabrir candidaturas para os agricultores afectados pelos incêndios de Outubro.

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, afirmou esta sexta-feira em Mangualde que não vai reabrir candidaturas para os agricultores afectados pelos incêndios de Outubro, mas garantiu que a tutela está disponível para apreciar reclamações.

1 de 4
incêndios Outubro
Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

"Quando um contribuinte está hospitalizado, é comum o prazo [do IRS] esperar para que as pessoas entreguem a declaração? Aquilo que está em aberto e sempre esteve é a reclamação", asseverou Capoulas Santos, que falava aos jornalistas após a assinatura dos contratos para a criação e ampliação de 26 parques de madeira queimada, na Câmara de Mangualde, distrito de Viseu.

Segundo o ministro, "se houve algum agricultor que, por qualquer motivo justificado, apresentou a sua candidatura e ela não foi considerada, ou há um valor incorrecto ou há um motivo que seja claramente impeditivo dessa candidatura", a tutela está disponível "para apreciar essas reclamações".

Capoulas Santos sublinhou, no entanto, que a tutela tem recebido "muito poucas reclamações e parte das reclamações" recebidas - cerca de 20% - foram já atendidas.

"Se algum agricultor, tendo tido o prazo de se candidatar o fez ou o fez de forma deficiente ou tem uma justificação que possa apresentar, estamos disponíveis para apreciar essas reclamações. Se houver razão, elas serão conferidas", vincou.

O ministro da Agricultura considerou que não faria sentido ter as candidaturas abertas "até alguém que acha que não pôde apresentá-las" o fazer.

Capoulas Santos chamou a atenção para o facto de o aviso ter estado aberto "24 horas por dia" e ter sido um "procedimento que demorava cinco minutos a preencher", e que envolveu freguesias e organizações de agricultores.

"Candidataram-se quase todos os agricultores que estão recenseados na área afectada", frisou, referindo que se está a fazer à volta desse tema "um caso que verdadeiramente não existe".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela