Secções
Entrar

Incêndios: Governo duplicou o número de GIPS da GNR

26 de julho de 2018 às 22:07

O número de GIPS passou dos 500 existentes em 2017 para os actuais mil operacionais espalhados actualmente por todo o país.

O secretário de Estado das Autarquias Locais afirmou esta quinta-feira que o número de GIPS, da GNR, duplicou, passando dos 500 existentes em 2017 para os actuais mil operacionais espalhados actualmente por todo o país.

1 de 6
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

"Estamos a falar neste momento em mil operacionais, quando no ano passado tínhamos 500 operacionais (GIPS - Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro)]. Este ano conseguiu-se duplicar e ao duplicar o número de pessoas, duplicamos a especialização e a capacidade de resposta", explicou o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

O governante, que falava durante a inauguração da Base Permanente do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS-GNR), situada em Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, realçou o "grande esforço" feito pelo Governo para duplicar o número de GIPS, cuja presença cobre todo o país, de norte a sul.

"Houve um grande esforço do Governo, por um lado, em duplicar o esforço de GIPS ao longo do país, porque sabemos que isto [incêndios florestais] só poderá ser atacado com pessoas especializadas e que estejam prontas, em qualquer hora ou dia, a entrar em actividade e que tenham muita competência", sublinhou.

Carlos Miguel explicou ainda que se cabe ao Governo mobilizar as pessoas, coube às autarquias poderem participar com instalações físicas como as de Proença-a-Nova, numa repartição de esforços com um fim comum, isto é, a defesa e preservação dos bens das pessoas e do património que é comum a todos os portugueses.

"Os operacionais estão espalhados por todo o país, de norte a sul, com mais incidência nas zonas de maior risco e perigosidade como é o caso do Pinhal Interior, apesar de todos os municípios de todo o país têm cobertura do GIPS, embora não possamos ter unidades sediadas em cada um dos 308 municípios" sustentou.

Já o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, explicou que o município investiu 65 mil euros para criar as condições para acolher os 18 militares do GIPS que vão ficar em permanência naquele concelho, sendo que o seu raio de ação estende-se ainda à Sertã, Oleiros e Vila de Rei.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela