Secções
Entrar

Incêndios: 12,5 ME para apoiar economia dos territórios de baixa densidade

07 de fevereiro de 2018 às 10:39

Nelson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, anunciou intenção do Governo.

Os territórios de baixa densidade afectados pelos incêndios de 2017 vão dispor de 12,5 milhões de euros para apoiar a criação de micro e pequenas empresas, anunciou hoje o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.

1 de 8
incêndios Outubro
Foto: MANUEL DE ALMEIDA / LUSA
incêndios Outubro
Foto: MANUEL DE ALMEIDA / LUSA
incêndios Outubro
Foto: MANUEL DE ALMEIDA / LUSA
incêndios Outubro
Foto: MANUEL DE ALMEIDA / LUSA
incêndios Outubro
Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA
incêndios Outubro
Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA
incêndios Outubro
Foto: NUNO ANDRÉ FERREIRA/LUSA
incêndios Outubro
Foto: NUNO ANDRÉ FERREIRA/LUSA

Em declarações à agência Lusa, o governante Nelson de Souza disse que a verba disponibilizada diz respeito ao novo concurso do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), que será lançado na quinta-feira, com uma dotação de 10 milhões de euros para a região Centro e 2,5 milhões de euros para o Norte do país.

"É um concurso orientado apenas e exclusivamente para os territórios afectados pelos incêndios", afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, explicando que a iniciativa se destina a apoiar "micro e pequenos projectos" empresariais, de 15 mil até ao máximo de 200 mil euros, "para aproveitar os recursos endógenos, os recursos da terra, os recursos dos territórios, de forma a propiciar a criação de emprego".

O novo concurso SI2E vai decorrer no prazo de 90 dias, "sem prejuízo de poderem existir fases de decisão anteriores para os projectos submetidos antes deste prazo final", informou o governante, indicando que tal será definido depois, "consoante o número de projectos que forem submetidos".

"Naturalmente que, face a procuras diferenciadas, teremos disponibilidade para ajustar, de alguma forma, em função daquilo que vierem a ser as candidaturas submetidas", admitiu Nelson de Souza, referindo-se à distribuição da verba de 12,5 milhões de euros pelos territórios das regiões Centro e Norte de Portugal.

Relativamente ao procedimento do concurso SI2E, o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão revelou que vai ser aplicada "uma discriminação positiva", em que todas as candidaturas vão ter "mais 10 pontos percentuais" na taxa de base.

A ideia é "dar um sinal do empenhamento com que o Governo olha também para estes micro e pequenos projectos, que vão reforçar não só o tecido económico, mas também, de alguma forma, reforçar a coesão social nestes concelhos, nestes territórios", declarou o governante.

No âmbito do esforço de recuperação dos territórios afectados pelos incêndios, o Governo tem vindo a lançar um conjunto de medidas, nomeadamente a abertura de concursos para apoiar projectos empresariais de maior dimensão, referiu Nelson de Souza, acrescentando que a prioridade do executivo foi "repor os patrimónios afectados, sobretudo na parte empresarial, na parte habitacional e também nas infraestruturas municipais".

"Mas também temos prestado atenção a dinamizar e a atrair nova actividade económica para aqueles territórios que foram afectados e que agora precisam de uma dinamização e de uma reestruturação do seu tecido económico, de forma a criar e a reforçar o seu tecido produtivo e, sobretudo, o emprego", advogou o secretário de Estado, referindo-se ao novo concurso SI2E para os territórios de baixa densidade afectados pelos incêndios de 2017.

A abertura destes concursos insere-se na estratégia do Governo de "utilizar os fundos europeus, não apenas para financiar os prejuízos dos incêndios de Junho a Outubro de 2017, mas também para o relançamento da economia, nomeadamente através da criação de novas empresas, de ampliação das existentes, ou da sua modernização e requalificação, especialmente através da inovação", reforçou o governante.

Neste âmbito, Nelson de Souza recordou ainda o concurso do PT 2020, no valor de 100 milhões de euros, aberto em Novembro e que ainda decorre.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela