Incêndio na A12 corta trânsito e leva condutores a inverter a marcha
No local estão 79 homens acompanhados por 16 veículos de socorro no combate ao fogo. Incêndio já se encontra em resolução.
O trânsito na A12, perto do Pinhal Novo, no sentido Setúbal-Lisboa, foi hoje cortado devido a uma massa densa de fumo originária de um incêndio em mato que impede a visibilidade dos automobilistas. O incêndio já se encontra em resolução, de acordo com a Protecção Civil.
O oficial de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil adiantou à agência Lusa que em causa está um incêndio em mato, na freguesia do Pinhal Novo, concelho de Palmela, que "tendo em consideração o combustível produziu uma massa densa de fumo" que, devido ao vento, atinge a A12.
Segundo a mesma fonte, devido à reduzida visibilidade, algumas pessoas deverão ter-se assustado e iniciaram inversão de marcha, tendo sido de imediato enviado para o local equipas da Brisa e da Brigada de Trânsito da GNR para "auxiliar nesta manobra".
A referida autoestrada está cortada no sentido Setúbal-Lisboa "enquanto não há condições de visibilidade". De acordo com o comando geral da GNR, a A12 está transitável, encontrando-se apenas suspensa a circulação da faixa mais à direita no sentido Sul-Norte, devido ao fumo. Esta situação leva ao acumular do trânsito, que já chega à zona da Marateca. A Autoestrada 12 chegou a estar cortada temporariamente, apenas para regularizar a circulação de viaturas em contramão – que representavam um grande perigo, mas não provocaram acidentes. As pessoas entraram em contramão por modo próprio e supostamente por receio devido ao fumo, nenhuma autoridade deu essa ordem. A GNR está no local a monitorizar toda a situação.
Segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o alerta para este incêndio foi dado às 16:10, estando no local 79 operacionais apoiados por 24 viaturas e dois meios aéreos.
Edições do Dia
Boas leituras!