Secções
Entrar

IGAS procura casos como o do Santa Maria em outros hospitais

Diogo Barreto 12 de novembro de 2025 às 08:03

Estão a ser analisadas as cirurgias feitas fora do horário por médicos em hospitais de todo o País.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) pôs no terrenos vários inspetores que irão investigar se há mais casos como o do médico do Santa Maria que recebeu mais de 700 mil euros em dois anos por cirurgias adicionais, avança a .
Análises em hospitais após caso no Santa Maria Fernando Ferreira/MediaLivre
A operação teve início a 8 de setembro e vai percorrer o País de Norte a Sul. O objetivo é apurar se os profissionais de saúde e os hospitais estão a cumprir as regras quando fazem cirurgias pagas à parte, não prejudicando o normal funcionamento da instituição.  Desde 2022 até março foram gastos mais de 600 milhões de euros nestas cirurgias adicionais, havendo mesmo hospitais em que os médicos fazem mais cirurgias fora do horário do que no tempo de trabalho normal.  A investigação será feita com mais atenção em 39 unidades locais de saúde (ULS) e nos três IPO. Mas foi dada prioridade a dez estabelecimentos, onde o risco de irregularidades parece ser mais provável.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela