Secções
Entrar

Identificados sete possíveis pontos de legionella fora do S. Francisco Xavier

07 de novembro de 2017 às 12:40

Presidente da Junta de Freguesia de Belém, a que pertence o hospital, confia nas medidas que as autoridades de saúde aplicaram para conter a infecção.

As autoridades identificaram nas redondezas do Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, onde houve um surto de legionella, pelo menos sete equipamentos potencialmente produtores de aerossóis e onde poderá também ter começado o surto. Até a manhã desta terça-feira, foram infectadas 34 pessoas, sendo que duas delas já faleceram.

Segundo o presidente dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), a maior probabilidade é que o surto tenha origem nas instalações do hospital, mas por precaução a Administração Regional de Saúde (ARS) e o delegado de saúde fizeram o levantamento dos equipamentos potencialmente geradoras de aerossóis para fazer análises.

Em declarações à Lusa, Paulo Correia de Sousa afirmou que a actividade dos SUCH se circunscreveu às instalações do Hospital S. Francisco Xavier, mas que deram "um contributo para ajudar a identificar quais os equipamentos que eram potencialmente produtores de aerossóis", os únicos que podem levar à transmissão da bactéria.

"De início eram 14 e depois foram reduzidos para sete pontos, mas não sei nem onde estão nem o trabalho ali feito", disse o responsável, explicando que tal tarefa é da responsabilidade do delegado de saúde e da ARS.

O presidente da Junta de Freguesia de Belém, a que pertence o Hospital São Francisco Xavier, confia nas medidas que as autoridades de saúde aplicaram para conter a infecção.

"Sei que o surto está circunscrito e que estão a ser tomadas as medidas adequadas", disse Fernando Ribeiro Rosa à agência Lusa, a quem garantiu que não foi solicitada qualquer intervenção à Junta. "Temos de confiar nas nossas instituições", disse o autarca.

A legionella é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma pneumonia grave. A infecção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infecção tem tratamento efectivo.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela