Secções
Entrar

Hospitais não estão preparados para lidar com vagas de calor

SÁBADO 22 de julho de 2022 às 08:30

É nos hospitais que se verifica a maior parte das mortes em excesso quando se dá um pico de calor.

É nos hospitais que se verifica a maior parte das mortes em excesso quando se dá um pico de calor, mas estas estruturas não estão preparadas para lidar com as temperaturas elevadas. 

Cofina Media

O jornal Expressocita um estudo que analisou o pico de mortalidade associado à onda de calor em 2003, que determinou que a maioria das mortes se deu dentro de hospitais e que a mortalidade foi 60% superior em unidades sem ar condicionado. 

Apesar da recomendação do Instituto de Saúde Ricardo Jorge (INSA) no sentido da instalação de sistemas de climatização, tal não é garantido pelos hospitais, com muitos a recorrer a sistemas portáteis como ventoinhas. 

O ar condicionado só é obrigatório nos hospitais construídos desde 2008 e mesmo assim, este sistemas não têm a capacidade necessária para controlar as temperaturas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela