Secções
Entrar

Governo já pagou mais 831 milhões de euros ao FMI

24 de janeiro de 2018 às 22:33

O Ministério das Finanças informa, em comunicado, que a parcela foi paga antecipadamente, já que correspondia ao período entre Maio e Junho de 2021.

O Governo português já pagou mais uma parcela do empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no total de 831 milhões de euros, a "'tranche' mais cara do empréstimo" pela taxa de juro praticado, divulgou esta quarta-feira o Executivo liderado por António Costa. 

1 de 5
Foto: Mário Cruz/Lusa
Foto: Reuters
Foto: Tiago Petinga/Lusa
Foto: Rafael Marchante/Reuters
Foto: Getty Images

O Ministério das Finanças informa, em comunicado, que a parcela foi paga antecipadamente, já que correspondia ao período entre Maio e Junho de 2021. "A operação permite amortizar a última 'tranche' do empréstimo com a taxa de juro mais elevada (spreadde 400 pontos base) e esgota, assim, a segunda autorização para pagamentos antecipados", acrescenta a tutela.

Segundo o executivo, 83% do empréstimo ao FMI já foi liquidado, faltando pagar 4,53 mil milhões de euros. Acresce que, "passando o valor da dívida a ser inferior a 187,5% da quota portuguesa na instituição internacional, ospread da taxa de juro baixa para 100 pontos base", refere o Ministério das Finanças.

Desde Novembro de 2015, altura que o executivo liderado pelo socialista António Costa tomou posse, "as poupanças directas em juros ascendem a cerca de 864 milhões de euros", destaca a nota.

Adiantando que está a ser equacionada uma nova autorização para pagamentos antecipados, o Governo conclui que o valor total reembolsado é "um marco para a gestão das contas públicas pós-programa de Assistência Económica e Financeira, ao contribuir para a redução do custo de financiamento do Estado e para a melhoria da sustentabilidade da dívida soberana".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela