Secções
Entrar

Governo afasta consultor do MAI no tema do SIRESP e pede investigação ao MP

Diogo Barreto 19 de março de 2022 às 12:59

O MAI quer afastar suspeitas de conflito de interesse no concurso público para a operação do SIRESP e garantir que não há ilegalidades a envolver o processo.

O Governo quer evitar sobressaltos no concurso público internacional para os novos contratos do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), a rede de comunicações de emergência do Estado, e, para tal, a ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, ordenou a substituição de um consultor que estava a trabalhar com o MAI desde 2018 para as questões tecnológicas desse sistema, avança o Diário de Notícias.

De acordo com o diário, foi ainda pedido ao Ministério Público que investigasse se existem algum ilícito criminal na contratação da empresa que indicou este consultor este consultor e que em 2021 fez contratos com o ministério no valor de mais de um milhão de euros.

Hélder Santos, o consultor em causa, foi o diretor da Motorola em Portugal de julho de 2013 até abril de 2018 - período em que esta já era fornecedora do SIRESP -, ano em que se tornou consultor de "comunicações críticas" no ministério da Administração Interna. 

Esta decisão acontece na sequência de acusações de favorecimentos às empresas Altice e Motorola por causa do concurso para os novos contratos para o SIRESP.

Francisca Van Dunem
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela