Secções
Entrar

Funcionário judicial condenado por comentários racistas na Internet

08 de outubro de 2020 às 15:27

Tribunal de Aveiro condenou um funcionário judicial a 25 meses de prisão, com pena suspensa, por comentários racistas e encorajamento à profanação de lugar fúnebre.

O Tribunal de Aveiro condenou um funcionário judicial a 25 meses de prisão, com pena suspensa, por ter feito comentários racistas nas redes sociais e encorajado à profanação de lugar fúnebre, informou hoje a Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto.

Numa nota publicada na sua página na Internet, a PGD do Porto refere que o arguido foi condenado pela prática de um crime de discriminação racial, religiosa ou sexual e de um crime de instigação pública a um crime.

A suspensão da pena está condicionada ao dever de o arguido entregar à Comissão de Proteção de Vítimas de Crimes a quantia de mil euros.

O arguido foi ainda condenado na pena acessória de quatro anos de incapacidade para eleger Presidente da República, deputados à Assembleia da República, deputados ao Parlamento Europeu, deputados às Assembleias Legislativas das regiões autónomas e titulares dos órgãos das autarquias locais, ou para ser eleito como tal, e ainda para ser jurado.

O acórdão, datado de 21 de setembro, deu como provado que o arguido, à data dos factos funcionário judicial na comarca de Aveiro, produziu nas redes sociais Twitter e Facebook "comentários, publicações e divulgações incitadoras à discriminação e ao ódio contra pessoas, ou grupo de pessoas, por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional e religião, referindo-se, concretamente, a judeus, muçulmanos e africanos".

Foi igualmente dado como provado que o arguido encorajou ao "aviltamento do lugar de sepultamento de personalidade portuguesa".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela