Secções
Entrar

Forças Armadas portuguesas "na linha da frente" em tecnologia, diz novo CEME

20 de outubro de 2018 às 14:54

Tenente-general José Nunes da Fonseca fez a primeira intervenção pública depois de ter tomado posse.

Ochefe de Estado-Maior do Exércitoconsiderou hoje que as Forças Armadas portuguesas estão "na linha da frente" do que é produzido a nível europeu e mundial no que diz respeito a equipamentos e sistemas de informação.

"Poderemos dizer que quer na área dos têxteis, quer dos compósitos, quer de outros equipamentos, equipamento e sistemas de informação, estamos na linha da frente do que é produzido a nível europeu e mundial", afirmou José Nunes da Fonseca, em Guimarães, a discursar na abertura das comemorações do Dia do Exército.

Naquela que foi a primeira intervenção pública depois de ter tomado posse, na sexta-feira, como chefe do Estado-Maior do Exército, substituindo Rovisco Duarte, que apresentou a sua demissão em consequência do roubo de armas em Tancos, o tenente-general elogiou ainda o contributo da "indústria da defesa" para a Economia.

"Isto é implícito no nosso conhecimento, que muito do desenvolvimento que tem havido em equipamentos, e até de uso comum, resultaram inicialmente de aplicações de âmbito militar. As indústrias de defesa sabem que contribuem para o desenvolvimento económico e social", afirmou.

A cerimónia foi marcada pela entrega dos selos de qualidade 'Army Tested' e 'Combat Proven', que para o novo responsável do Exército português atestam a qualidade do serviço prestado.

"O significado dos selos é que para além de fazermos, fazemos bem", salientou.

Numa primeira intervenção pública, na qual não quis falar directamente aos jornalistas, Nunes da Fonseca terminou o discurso dando conta da receptividade das Forças Armadas para trabalharem em parceria com a sociedade civil.

"[As Forças Armadas têm] total disponibilidade para continuar estas parcerias com a academia, com as empresas, com as entidades coordenadoras das indústrias. Contem com o exército", assegurou.

As comemorações do Dia do Exército decorrem até dia 28.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela