Secções
Entrar

Fogo de Monchique visível do espaço foi fotografado por astronauta alemão

08 de agosto de 2018 às 09:42

"Parece uma mistura de pó, areia e fumo", descreveu Alexander Gerst.

O incêndio que assola a região de Monchique, no Algarve, já é visível do espaço, tendo sido fotografado segunda-feira pelo astronauta alemão na Agência Espacial Europeia (ESA), Alexander Gerst, que partilhou três imagens nas redes sociais.

Na fotografia mais aproximada é visível uma coluna de fumo por cima da região onde as chamas lavram há dias em Monchique, distrito de Faro, e que se estendia até à costa sul de Portugal, por cima do mar.

Na legenda o astronauta alemão escreveu: "Padrão climático dramático sobre Portugal hoje. Parece uma mistura de pó, areia e fumo".

Gerst publicou as imagens nas suas contas no Facebook e no Flickr (rede social dedicada à partilha de fotografias), que foram depois partilhadas no Facebook da ESA.


O incêndio rural que lavra desde sexta-feira em Monchique afecta igualmente os concelhos de Silves e Portimão, também no distrito de Faro, tendo destruído casas e muitas viaturas.

Há 29 feridos ligeiros e um grave, com prognóstico favorável.

Segundo o Sistema de Emergência da União Europeia, nestes cinco dias arderam já cerca de 17 mil hectares.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela