Fogo "completamente descontrolado" no Fundão
Os principais incêndios que deflagraram em Portugal continental desde quarta-feira provocaram até esta segunda-feira um total de 48 feridos
O presidente da Câmara do Fundão apelou hoje à tarde às autoridades nacionais para procederem ao reforço de meios de combate num fogo que lavra na Serra da Gardunha há quase dois dias e que está "completamente descontrolado".
"O fogo está completamente descontrolado e faço aqui um apelo às autoridades nacionais, para além de todos aqueles que já fiz ao longo do dia, para procederem a um reforço de meios, porque neste momento o incêndio está a aproximar-se da aldeia histórica de Castelo Novo e podemos ter aqui situações complicadíssimas", disse Paulo Fernandes, em declarações à agência Lusa.
Este fogo começou na localidade de Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco, às 01:27 de domingo, e, entretanto, progrediu para o concelho do Fundão, onde entrou cerca das 17:00 do mesmo dia, tendo-se mantido "fortemente activo" durante toda a noite e dia de hoje, tendo já passado por várias freguesias da encosta da Serra da Gardunha.
Fogos provocaram 48 feridos desde quarta-feira até hoje
Os principais incêndios que deflagraram em Portugal continental desde quarta-feira provocaram até hoje um total de 48 feridos, dos quais 45 são leves e três são graves, informou a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
"Relativamente aos feridos graves, temos dois bombeiros e uma senhora civil", afirmou a adjunta de operações da ANPC Patrícia Gaspar, durante o segundo 'briefing' do dia.
Já em termos de feridos leves, há registo de 28 bombeiros e 17 civis, todos no âmbito dos principais fogos que deflagraram um pouco por todo o país desde quarta-feira até ao dia de hoje.
Edições do Dia
Boas leituras!