Secções
Entrar

Exército abre inquérito a acidente com viatura militar em Vendas Novas

24 de março de 2018 às 11:15

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. Uma permanece internada. Viatura capotou.

O Exército abriu um inquérito para apurar as causas do acidente com uma viatura militar pesada, na noite de sexta-feira, no concelho de Vendas Novas, Évora, que provocou 20 feridos, anunciou hoje este ramo das Forças Armadas.

1 de 3
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

"As causas do acidente e todos os factos ocorridos serão agora detalhadamente apurados no decorrer do processo de averiguações mandado instaurar pelo major-general comandante da Academia Militar [João Jorge Botelho Vieira Borges]", indica o Exército, em comunicado.

A nota relata que o acidente aconteceu pelas 20:15 no decorrer de um exercício da Academia Militar, quando "uma viatura militar (pesada), que transportava 20 cadetes e era conduzida por um militar do Exército, capotou, na região de Moinhola (Vendas Novas), provocando ferimentos ligeiros em todos os ocupantes", ressalvando que mais ninguém esteve envolvido no acidente.

O Exército refere que, "em contacto e estreita coordenação" com os hospitais e centros de saúde que receberam os feridos, a situação actual indica que "dos 20 cadetes assistidos ao longo da noite apenas um permanece internado por precaução e em observação".

Após "o imediato accionamento dos meios de socorro e a informação às autoridades competentes, à cadeia de comando e à tutela", este ramo das Forças Armadas salienta que "a principal prioridade dos trabalhos que decorreram no local, sob a responsabilidade da Academia Militar, foram para o restabelecimento das condições de segurança no local, o aviso às famílias dos cadetes feridos" e o "incentivo aos cadetes e militares que saíram ilesos, para contactarem as respectivas famílias a fim de as tranquilizar".

O comunicado dá conta ainda de que o chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, já esteve esta manhã com os cadetes e militares da Academia Militar, na área do exercício.

O Exército "agradece publicamente às entidades envolvidas em todo este processo, salientando e enaltecendo o trabalho das Forças de Segurança, Autoridade Nacional de Protecção Civil e, em particular, do Instituto Nacional de Emergência Médica, e dos hospitais e centros de saúde activados, nomeadamente o Hospital do Espírito Santo, em Évora, Hospital de São Bernardo, em Setúbal e o Centro de Saúde de Vendas Novas".

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora indicou na noite de sexta-feira à agência Lusa que foram mobilizados para o local 55 operacionais, 23 viaturas e um meio aéreo do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Estes operacionais pertencem a várias corporações de bombeiros dos distritos de Évora e de Setúbal e foram auxiliados por duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação e uma de Suporte Imediato de Vida.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela