Secções
Entrar

Europa deve debater futuro sem ficar refém do Brexit, diz Marcelo

23 de maio de 2017 às 21:45

O Presidente português iniciou hoje uma visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que a Europa deve debater o seu futuro urgentemente "sem ficar refém" da saída do Reino Unido e permitindo "reforçar a coesão interna".

1 de 4
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

No discurso durante o jantar que lhe foi oferecido pelos grão-duques do Luxemburgo, Henrique e Maria Teresa, o chefe de Estado disse desejar que o "sentido de responsabilidade" dos líderes europeus lhes permitam encontrar "soluções pragmáticas, fundadas nos valores europeus".

"O pragmatismo, o sentimento de responsabilidade e a abertura ao outro são qualidades que nos devem guiar no debate em curso sobre o futuro da Europa", defendeu.

O Presidente português iniciou hoje uma visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo, continuando depois, na quinta-feira, com uma visita privada.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, estas soluções, após a saída do Reino Unido (‘Brexit), devem responder "aos novos desafios e às expectativas legítimas das populações".

"Espero sinceramente que os valores da paz, da liberdade, da democracia, dos direitos humanos, do Estado de direito e da proteção do ambiente não sejam jamais colocados em causa", referiu o Presidente.

Marcelo disse ainda esperar que o Luxemburgo, enquanto país fundador da UE, se mantenha "um dos guardiões" do projeto e dos valores europeus, acrescentando que Portugal quer uma Europa que seja "uma voz que conta no mundo" e um "exemplo de democracia e de liberdade".

"Não percamos a essência do que construímos juntos", disse, citando depois "um ilustre europeísta luxemburguês", o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker: "Uma Europa unida é a única forma de evitar que o nosso continente seja afastado do radar mundial".

No discurso, o Presidente português voltou a condenar o atentado de segunda-feira em Manchester, no Reino Unido, que provocou pelo menos 22 mortos.

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou ainda a maneira como os luxemburgueses acolhem a comunidade portuguesa, que é "um exemplo de trabalho, honestidade e competência" e que contribui para o desenvolvimento económico e social do Luxemburgo".

Segundo dados oficiais, residem no Luxemburgo cerca de 100 mil portugueses, que representam 16,4% da população deste país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela