Secções
Entrar

Encontrados dois corpos dentro do barco naufragado na Figueira da Foz

08 de outubro de 2015 às 10:47

Dois pescadores estão ainda desaparecidos. Dois sobreviveram à tragédia

Esta manhã, foram encontrados dois corpos dentro do arrastãoOlívia Ribau, que naufragou na passada terça-feira na Figueira da Foz. Duas pessoas ainda estão desaparecidas. Desde manhã que a equipa que ia tentar virar a embarcação estava no porto. 

Antes das operações, o comandante Nuno Leitão, do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), explicou que a empresa que ia tentar proceder à reflutuação do arrastão queria garantir o desimpedimento da barra e, ao mesmo tempo, possibilitar que os mergulhadores forenses da polícia marítima e da armada pudessem aceder ao interior da embarcação.

"A empresa foi contratualizada pelo armador, já que é ele quem tem a responsabilidade de garantir o desimpedimento da barra. Em simultâneo, os mergulhadores vão tentar aceder ao interior da embarcação, que se encontra envolta em redes, e aceder em segurança para poder fazer uma vistoria e se existirem corpos lá dentro recuperá-los", avançou Nuno Leitão esta manhã, antes de ser encontrado o corpo.

Este responsável explicou que as condições do estado do mar "melhoraram consideravelmente" hoje, ressalvando, no entanto, que a posição em que se encontra o arrastão "é complicada", sobretudo com a ondulação existente.

"Atendendo que não se trata de um ponto fixo de acesso, toda esta área das buscas que se está a tentar fazer com as artes de pescas envolvidas no arrastão tornam estas operações complicadas, pois a visibilidade é nula", sublinhou Nuno Leitão.

O comandante do Instituto de Socorros a Náufragos explicou ainda que as operações encerram em si algum risco, mas este é "calculado", de forma que seja possível entrar em segurança no interior da embarcação.

O arrastãoOlívia Ribaunaufragou pouco depois das 19h00 de terça-feira à entrada do Porto da Figueira da Foz, provocando a morte de três pescadores. Duas pessoas estão ainda desaparecidas e dois foram resgatados com vida.

Na quarta-feira dezenas de pescadores e familiares das vítimas concentraram-se à porta da Capitania do Porto da Figueira da Foz exigindo explicações à Autoridade Marítima, recusando a versão das autoridades sobre a operação de socorro que se seguiu ao naufrágio e exigindo um pedido de desculpas e a colocação da bandeira nacional a meia haste em sinal de luto e respeito.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela