Secções
Entrar

Empresas de serviços essenciais terão que enviar listas de casas vazias às autarquias

SÁBADO 06 de março de 2023 às 09:05

Prestadores de serviços de fornecimento de água, gás, eletricidade ou telecomunicações serão obrigados a entregar lista até outubro de cada ano. Medida permite identificar casas devolutas que podem ser alvo de arrendamento.

Todos os anos, as empresas de água, luz, gás e telecomunicações terão que enviar aos municípios uma lista das casas onde não são detetados consumos, de forma a permitir perceber se o imóvel se encontra desocupado. Esta medida permitirá mais tarde a contabilização dos imóveis devolutos que podem ser alvo de arrendamento forçado pelos municípios, que depois os subarrendam. 

Segundo o jornalPúblico, até agora esta lista só era enviada caso fosse pedida pelas autarquias. A proposta de leique se encontra em consulta públicaestipula que o registo seja enviado até ao dia 1 de outubro de cada ano.

Recorde-se que é considerado devoluto o prédio que, durante um ano, esteja desocupado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela