Secções
Entrar

Eléctrico 24 volta a circular nas ruas de Lisboa a partir de terça-feira

22 de abril de 2018 às 20:45

O eléctrico 24 começou a circular em 1905, ligando o Rossio a Campolide.

O eléctrico 24 vai voltar a circular nas ruas de Lisboa a partir de terça-feira, fazendo a ligação entre Campolide e, "para já", a Praça Luís de Camões, anunciou a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

1 de 3
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

"Dia 24 de Abril o Eléctrico 24 regressa às ruas de Lisboa! Menos Carros Mais Carris", lê-se numa publicação na página oficial da autarquia na rede social Facebook, publicada na sexta-feira à noite. A CML esclarece que o percurso irá iniciar-se em Campolide, passando pela Rua das Amoreiras, Jardim das Amoreiras, Rato, Rua da Escola Politécnica, Príncipe Real, Ascensor da Glória e Largo Trindade Coelho, finalizando "para já" na Praça Luís de Camões.

O Plano de Actividades e Orçamento da Carris (gerida pela Câmara de Lisboa desde Fevereiro do ano passado) para 2018 previa a implementação da linha 24 com ligação do Cais do Sodré a Campolide.

O eléctrico 24 começou a circular em 1905, ligando o Rossio a Campolide. Noventa anos depois, em Agosto de 1995, a carreira foi provisoriamente suspensa, devido à construção de um parque de estacionamento em Campolide, que inviabilizava a circulação de eléctricos, assim permanecendo até hoje.

Em 2015 foi lançada uma petição 'online' pela reactivação daquela linha, que ligava o Cais do Sodré a Campolide, iniciativa da Plataforma Eléctrico 24, que agrega várias associações de Lisboa.

Os peticionários defendiam a importância desta reactivação referindo que "a linha de eléctrico é a única linha que liga a zona ribeirinha do Cais do Sodré/São Paulo à 'Sétima Colina', trepando a Rua do Alecrim e da Misericórdia até à Igreja de S. Roque e Jardim de São Pedro de Alcântara e Príncipe Real, seguindo depois ao longo de toda a Rua da Escola Politécnica em direcção ao Rato e às Amoreiras".

Além disso, alegavam, "desde que a Carris suprimiu a carreira [de autocarro] 790, o eixo R.Alecrim/Misericórdia/Escola Politécnica está reduzido a uma única carreira (758), que, além de ser poluente e não cumprir horários, não tem conseguido dar resposta ao nível intenso de procura pelos passageiros".

Em Dezembro de 2011 a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma moção pela reposição do histórico elétrico 24 - Cais do Sodré/Campolide. Na altura, a Carris afirmou que o assunto não era "prioritário a curto prazo".

Em Abril do ano passado, o presidente da CML, Fernando Medina revelou que a autarquia estava "a instalar novos carris e novo material no Cais do Sodré e em Campolide" para poder reativar o elétrico 24 "o mais breve possível".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela