Dois incêndios moveram centenas de operacionais
Dois incêndios lavraram em Portugal esta quarta-feira. Fogo de Cifães já foi controlado. Vila Verde está já em fase de rescaldo. Incêndios afectaram apenas mato.
O incêndio que deflagrou na madrugada no concelho de Cinfães foi dominado pouco depois das 10h00, disse a Protecção Civil à agência Lusa. Activo continua o incêndio em em Vade, Vila Verde que pelas 10h00 era combatido por mais de 200 operacionais e cinco meios aéreos.
O incêndio em mato, na freguesia de Moimenta, concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, deflagrou pelas 3h24 e, ao início da manhã, as chamas eram combatidas por 110 homens, com o auxílio de 33 viaturas e dois meios aéreos, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.
De acordo com a mesma fonte, os bombeiros pertenciam às corporações de Cinfães, Resende, Castelo de Paiva, Castro Daire, Armamar, Lamego e Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul), e às 10h17 foi dado como dominado.
Mais de 200 operacionais e cinco meios aéreos estão hoje envolvidos no combate ao incêndio que lavra desde as 11:02 de terça-feira em Vade, Vila Verde, disse à Lusa o CDOS de Braga.
Segundo Hermenegildo Abreu, comandante distrital de Operações de Socorro de Braga, a aposta passa por um "combate musculado", que pelas 09:30 mobilizava no terreno 215 operacionais, 67 meios terrestres e cinco meios aéreos.
"O vento continua forte, com rajadas que chegam a atingir os 50 quilómetros por hora, e esse tem sido um grande problema. Os acessos também são difíceis, mas o incêndio está a ceder aos meios", acrescentou.
Disse ainda que não há habitações nem populações em risco.
"É só mato", referiu.
Também em Vila Verde, um incêndio que deflagrou pelas 16:12 de segunda-feira em Aboim da Nóbrega está em conclusão, mas no terreno mantêm-se 82 operacionais e 26 viaturas, para consolidar o rescaldo.
Edições do Dia
Boas leituras!