Secções
Entrar

Doentes urgentes esperam esta quarta-feira mais de 14 horas no hospital Amadora-Sintra

Lusa 10 de dezembro de 2025 às 08:21

Segundo dados do portal do SNS.

Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam esta quarta-feira de manhã tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Hospital Amadora-Sintra DR
De acordo com a informação consultada pela agência Lusa, cerca das 08:00 de hoje, 34 doentes a quem foi atribuída a pulseira amarela (urgente) no Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) tinham de aguardar 14 horas e 45 minuto para uma primeira observação. Havia ainda 16 doentes pouco urgentes (pulseira verde) a aguardar, depois da triagem, 16 horas e três minutos para serem vistos por um médico. No Hospital Santa Maria, em Lisboa, 12 doentes urgentes enfrentavam um tempo de espera de seis horas e 43 minutos para a primeira observação. Já os dois doentes considerados muito urgentes (pulseira laranja) tinham de aguardar seis horas e seis minutos. No Hospital São José, também em Lisboa, a espera era menor, com os três doentes urgentes a enfrentarem apenas 56 minutos de espera.
Já no Hospital Garcia de Orta, em Almada, a espera para os 46 doentes urgentes ultrapassava as nove horas. No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, o portal do SNS indicava que, pelas 08:000, 34 doentes urgentes aguardavam nove horas e 55 minutos para primeira observação. Não havia doentes com pulseira laranja à espera. Por comparação, a Norte, no Hospital São João, no Porto, os 19 doentes com pulseira amarela aguardavam três horas e 20 minutos. Segundo o sistema de triagem, as situações muito urgentes (pulseira laranja) têm um atendimento recomendado nos 10 minutos seguintes à triagem, enquanto os casos urgentes (amarela) são de 60 minutos e os pouco urgentes (verdes) de 120 minutos. As autoridades de saúde apelam aos utentes para que, antes de se dirigirem à urgência hospitalar, contactem telefonicamente o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde - SNS24 (808242424), de modo a evitarem deslocações desnecessárias às urgências.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima