Secções
Entrar

Dívida com propinas atinge 36 milhões de euros

Negócios 20 de outubro de 2025 às 09:01

Entre os principais motivos para a falta de pagamento estão as dificuldades económicas das famílias, o atraso na atribuição das bolsas de estudo e ainda o peso do alojamento que os estudantes têm de suportar quando se deslocam para fora da área de residência.

Os estudantes portugueses estão a aumentar a dívida às universidades e politécnicos públicos. Segundo informação do , citada do Orçamento do Estado para 2026, os estudantes do Ensino Superior falharam o pagamento de mais de 36 milhões de euros em proprinas a 14 instituições públicas nos últimos três anos. 
Neste triénio, as instituições recuperaram mais de 16 milhões de euros que estavam em dívida e remeteram 3.653 certidões de cobrança coerciva ao Fisco. O Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) tem 15,8 milhões de euros em falta, seguida pela dívida de 7,1 milhões registada pela Universidade do Minho e a de 4,6 milhões pela Universidade do Porto. 
Entre os principais motivos para a falta de pagamento estão as dificuldades económicas das famílias, o atraso na atribuição das bolsas de estudo e ainda o peso do alojamento que os estudantes têm de suportar quando se deslocam para fora da área de residência. De recordar que desde 2015 que as dívidas às universidades estão equiparadas a uma dívida ao Estado português.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima