Desmanteladas redes de tráfico humano que passavam por Portugal
Grupos intercetados pela Europol e autoridades do Kosovo utilizavam Portugal como plataforma para tentar fazer chegar à Irlanda, Reino Unido, Canadá e EUA imigrantes oriundos da Albânia. Vítimas eram obrigadas a pagar "entre 12 a 15 mil euros".
A Europol e autoridades do Kosovo desmantelaram duas redes de tráfico humano que usavam Portugal como ponto de passagem, e que se dedicavam à prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal e de falsificação de documentos.
Segundo oDiário de Notícias, estes grupos utilizavam Portugal como plataforma para tentar fazer chegar à Irlanda, Reino Unido, Canadá e EUA imigrantes oriundos da Albânia.
Para o desmantelamento da rede terá sido essencial o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), através de informações recolhidas junto de alguns dos 522 cidadãos albaneses detidos nos aeroportos nacionais nos últimos anos.
As vítimas eram obrigadas a pagar "entre 12 a 15 mil euros", além dos custos de alojamento e auxílio na viagem, para poderem ter acesso à documentação e seguir viagem.
Em comunicado, o SEF deu conta de que nove pessoas foram detidas, além da identificação de vários espaços onde funcionavam oficinas de fabrico de documentação falsa.
Edições do Dia
Boas leituras!