Secções
Entrar

Defesa de ativista condenado por atingir Luís Montenegro com tinta vai recorrer

Lusa 27 de março de 2025 às 19:22

A advogada Carmo Afonso mostrou-se ainda surpreendida por Vicente Fernandes ter sido punido, no caso da indumentária do atual primeiro-ministro, apenas por dolo eventual (danificar sem ser esse o objetivo embora admitindo tal como possível).

A defesa do ativista climático que foi esta quinta-feiracondenado por ter estragado com tinta, em 2024, a roupa de Luís Montenegro e de uma fotógrafa do CDS vai recorrer da sentença, anunciou a advogada do arguido.

RTP

"Vamos recorrer", assegurou Carmo Afonso à saída do Tribunal Local de Pequena Criminalidade de Lisboa.

O estudante universitário, de 19 anos, foi condenado a pagar 1.600 euros de multa por dois crimes de dano e a indemnizar em 958 euros o atual primeiro-ministro e em 527, mais juros de mora, a fotógrafa que integrava a comitiva da Aliança Democrática (AD) visada, durante a campanha eleitoral para as Legislativas de março de 2024, pela ação do ativista da Greve Climática Estudantil.

A advogada adiantou que um dos motivos de recurso será a condenação por ter estragado o vestuário de Isabel Santiago.

"Não houve qualquer intenção da parte do arguido de atingir Isabel Santiago, que ele não conhecia de lado nenhum. E o arguido foi muito claro e transparente com o tribunal, no sentido de dizer que o objetivo era atingir Luís Montenegro. Atingir, não danificar-lhe o vestuário", explicou.

Carmo Afonso mostrou-se ainda surpreendida por Vicente Fernandes ter sido punido, no caso da indumentária do atual primeiro-ministro, apenas por dolo eventual (danificar sem ser esse o objetivo embora admitindo tal como possível). "Acho que isso nos coloca numa ótima posição para o passo que vamos dar", considerou.

O mandatário de Isabel Santiago, João Pinheiro da Silva, classificou como exemplar a sentença do tribunal.

No Campus de Justiça de Lisboa, concentraram-se ainda cerca de uma dezena de pessoas em apoio ao jovem, a gritar que "lutar pelo clima não é crime". "Estamos bastante inspirados por todo o apoio que recebemos por parte das pessoas", referiu, acrescentando que "agora podem ajudar diretamente com os custos" da multa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela