Secções
Entrar

Covid-19: Três mortos em lar da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso

07 de janeiro de 2021 às 22:24

A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso refere que na "do universo de 51 utentes regista-se, no momento deste comunicado, 49 casos negativos, número dos atuais residentes nesta estrutura".

A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso, no distrito da Guarda, anunciou hoje que morreram três pessoas num dos três lares da instituição, na sequência de um surto de covid-19.

Segundo o provedor Joaquim Duarte, os três utentes que faleceram residiam na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) 2 da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso.

Numa nota enviada à agência Lusa, a instituição refere que na sequência de testes ao covid-19 realizados na terça e na quarta-feira, na ERPI 2, do universo de 58 utentes foram registados "três casos negativos e 55 positivos encontrando-se, destes, quatro hospitalizados na Guarda".

"Dos 41 funcionários a trabalhar nesta estrutura 16 apresentaram resultado positivo. Lamentamos profundamente o falecimento de três utentes desta estrutura", acrescenta o provedor.

A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso refere, ainda, que na ERPI 1, "do universo de 51 utentes regista-se, no momento deste comunicado, 49 casos negativos, número dos atuais residentes nesta estrutura".

Na mesma unidade de apoio a idosos foram detetados, anteriormente, dois casos de utentes com teste positivo, mas foram "deslocados para a ala covid do edifício do Lar II".

Os 38 funcionários da ERPI 1 "testaram negativo".

A Misericórdia de Trancoso também realizou testes na ERPI de Cogula, tendo sido "sujeitos a testagem 24 utentes e 19 funcionários, todos eles com resultados negativos" para o SARS-CoV-2, vírus da covid-19.

O provedor garante que a direção da instituição "fará tudo o que estiver ao seu alcance" para providenciar a todos os utentes "as condições necessárias para poderem ultrapassar da melhor maneira possível esta fase difícil".

A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso lembra que no dia 28 de dezembro foi sinalizado um caso positivo de covid-19, numa das suas estruturas de apoio a idosos, e, "de imediato, mandou testar todo o universo de utentes e funcionários".

Foram, então, detetados 13 utentes e três funcionárias com resultado positivo para o novo coronavírus que provoca a covid-19.

"Os resultados apresentados originaram a implementação imediata do plano de contingência e, segundo as indicações da Autoridade de Saúde Local/Unidade Local de Saúde da Guarda, a criação de uma ala Covid onde pudessem estar confinados e cuidados os casos positivos, além de outra ala destinada a casos sintomáticos que pudessem surgir, procurando evitar o contágio da doença", lê-se.

Segundo a fonte, "de toda esta situação foi informada a Segurança Social da Guarda, a Câmara Municipal de Trancoso e respetiva Proteção Civil, recebendo das mesmas a garantia do apoio necessário a esta situação, que embora não sendo extrema, era preocupante".

"Apesar de todos os esforços e cumprimento de todas as indicações enviadas pela Autoridade de Saúde, não conseguimos estancar o contágio tendo continuado a aparecer alguma sintomatologia que levou a Mesa Administrativa da instituição a mandar efetuar nova despistagem da covid-19", conclui.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,8 milhões de mortos no mundo desde dezembro de 2019, incluindo 7.472 em Portugal.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela