Secções
Entrar

Covid-19: Surto com 41 infetados em lar do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

11 de novembro de 2020 às 12:57

Dois utentes da instituição estão internados no hospital da Guarda e permanecem "estáveis clinicamente". Entre os utentes do lar, só três testaram negativo ao vírus.

Um surto de covid-19 no lar da freguesia de Escalhão, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, infetou 41 pessoas, entre utentes e funcionários, segundo fonte da autarquia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva, referiu que dois utentes da instituição estão internados no hospital da Guarda e permanecem "estáveis clinicamente".

Entre os utentes do lar de idosos de Escalhão, que foram todos testados ao novo coronavírus, apenas três apresentaram resultado negativo.

Segundo o autarca, "na comunidade [de Escalhão] também há entre oito a dez pessoas [com teste positivo para o SARS-CoV-2, vírus da covid-19] que já estão identificadas".

"No lar de idosos já foi toda a gente testada. E na comunidade, à medida que vamos tendo conhecimento de pessoas com contacto direto [com infetados], vamos encaminhando para o Centro de Saúde", indicou.

O presidente da autarquia referiu que o município, através do Gabinete de Proteção Civil, está a acompanhar o processo e a monitorizar a situação de forma permanente.

Paulo Langrouva disse à Lusa que o município custeou os testes para o novo coronavírus aos sete elementos da Junta de Freguesia de Escalhão e a cerca de 45 pessoas da Fundação Dona Ana Paula, com sede na vila de Figueira de Castelo Rodrigo, que possui as valências de creche e de ATL com mais de 100 crianças.

Uma das 32 funcionárias da Fundação Dona Ana Paula fez um teste positivo ao covid-19, mas a instituição permanece em funcionamento, com o apoio do município.

O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo regista (segundo dados de terça-feira) um total de 76 casos ativos e 119 acumulados, tendo a situação sido agravada com o surto que foi identificado na segunda-feira na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) de Escalhão.

Em comunicado, a autarquia apela "ao bom senso e à responsabilidade de todos os munícipes para o cumprimento de todas as medidas de prevenção de contágio definidas (etiqueta respiratória, uso obrigatório de máscara, lavagem e desinfeção de mãos, etc.)".

O município refere, ainda, que as pessoas também devem "cumprir com as regras e orientações para o isolamento, se assim for determinado pelas autoridades de saúde".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.263.890 mortos em mais de 50,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.021 pessoas dos 187.237 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela