Secções
Entrar

Covid-19: Infarmed alerta para risco de contágio na administração de gases

12 de maio de 2020 às 17:53

Apesar de não ter sido registado nenhum caso de contaminação de profissionais por esta via, Infarmed pede "precauções na administração de gases medicinais a doentes com covid-19".

O Infarmed alertou hoje os profissionais de saúde que devem "cumprir escrupulosamente" as regras de administração de gases medicinais a doentes com covid-19 devido ao potencial risco de serem contaminados por exposição a partículas virais de SARS-CoV-2.

Apesar de até à data não ter sido registado nenhum caso de contaminação de profissionais de saúde por esta via, a autoridade nacional do medicamento emitiu hoje uma circular normativa com as "precauções na administração de gases medicinais a doentes com covid-19".

"Em tempo de pandemia de covid-19, alerta-se para o potencial risco de contaminação dos profissionais de saúde devido à administração de gases medicinais a doentes com covid-19, por exposição ocupacional a partículas virais exaladas pelos doentes", refere a circular divulgada no 'site' do Infarmed.

A autoridade do medicamento explica que "a disseminação de partículas virais de SARS-CoV-2 para o ambiente circundante pode ser potenciada pela formação de aerossóis, expulsos no decurso da administração de gases medicinais a doentes infetados, em particular se não forem cumpridas as recomendações de utilização e manipulação recomendadas para cada medicamento e respetivo(s) dispositivo(s) de administração".

Assim, recomenda a todos os profissionais de saúde que contactem com um caso confirmado ou suspeito de covid-19 a seguir as recomendações divulgadas pela Direção-Geral de Saúde.

"As recomendações de utilização dos gases medicinais, assim como dos dispositivos médicos utilizados na sua administração devem ser escrupulosamente cumpridas", salienta.

O Infarmed adianta que na seleção dos dispositivos para administração de gases medicinais, devem ser preferencialmente utilizados aqueles que minimizem a libertação de aerossóis para o ambiente e "sempre que possível, devem ser utilizados dispositivos de uso único" e no caso de serem reutilizáveis, assegurar que são corretamente descontaminados antes da utilização seguinte.

"Considerando a heterogeneidade de procedimentos e dispositivos médicos utilizados na administração dos diversos gases medicinais", a entidade recomenda que, em caso de dúvida, seja contactado o titular de autorização de introdução no mercado (AIM) do gás medicinal ou os fabricantes ou os distribuidores dos dispositivos médicos utilizados.

Portugal contabiliza 1.163 mortos associados à covid-19 em 27.913 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), que indica que há 3.013 pessoas recuperadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela