Secções
Entrar

Covid-19: Hospitais do Oeste com 70 infetados internados e urgências sobrelotadas

06 de janeiro de 2021 às 11:57

O número de internamentos reflete "um aumento de cerca de 40% no número de doentes covid" assistidos desde o final do ano de 2020.

Os hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras estão em situação de sobrelotação nos serviços de urgências e nas enfermarias covid-19, onde estão internados 70 doentes infetados, informou hoje o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

Nas duas unidades "estão atualmente internados 70 doentes em enfermaria covid", disse à agência Lusa a presidente do Conselho de Administração (CA) do CHO, Elsa Baião, admitindo que o número "ultrapassa a capacidade instalada" para doentes infetados com o novo coronavírus.

O número de internamentos reflete "um aumento de cerca de 40% no número de doentes covid" assistidos desde o final do ano de 2020, sendo também "consequência de um surto interno", informou o CHO.

Naquelas duas unidades verifica-se também "uma sobrelotação dos espaços" nos serviços de urgência geral, levando a que "atualmente os doentes críticos estejam a ser reencaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para outras unidades hospitalares, de acordo com a situação clínica", esclareceu o CA.

Trata-se de uma situação que "vai oscilando com períodos de maior ou menor pressão", explicou Elsa Baião, clarificando que "as urgências não estão encerradas, mas apenas bloqueadas para CODU e INEM".

Ou seja, "todos os doentes que se desloquem diretamente às urgências serão admitidos", sublinhou a administradora.

Além daquelas duas unidades, o Centro Hospitalar do Oeste integra ainda o Hospital de Peniche, onde não está a ser efetuado internamento de doentes infetados com covid-19 e onde, "em meados de janeiro", se prevê a entrada em funcionamento de uma nova unidade de internamento.

"As obras de remodelação da enfermaria iniciaram-se em novembro e prevê-se que estejam concluídas a breve trecho", permitindo a abertura de mais "21 camas" de internamento destinadas a doente não covid", disse a presidente do CA.

Desde o início da pandemia foram contratados para os três hospitais do CHO 173 novos profissionais.

O CHO tem uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.854.305 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.286 pessoas dos 436.579 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela