Secções
Entrar

Covid-19: Hospitais de Coimbra com poucos infetados entre profissionais de saúde

02 de julho de 2020 às 14:06

Até 21 de junho, o centro hospitalar registou 112 enfermeiros, 44 assistentes operacionais e 31 médicos infetados. Ao todo, foram registados 187 casos em mais de seis mil profissionais de saúde.

Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) registaram uma baixa taxa de incidência de infetados com o novo coronavírus, sendo os enfermeiros os mais afetados, foi hoje anunciado.

Um estudo iniciado pelo Núcleo de Investigação em Enfermagem do CHUC sobre o "Impacto da Covid-19 nos profissionais de Saúde do CHUC, implicações na gestão dos recursos humanos, na saúde e nas vivências pessoais" refere que, num universo de 6.393 profissionais em atividade, foram contabilizados 187 infetados.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC refere que, "tanto os enfermeiros (grupo mais exposto), como os restantes profissionais, se infetaram quase exclusivamente nos meses de março e abril, quando a política de prevenção ainda não estava devidamente estabelecida e depois devido a situações inesperadas, sendo que as infeções não ocorreram nos serviços dedicados à covid-19".

Até 21 de junho, o centro hospitalar registou 112 enfermeiros, 44 assistentes operacionais e 31 médicos infetados.

"De realçar também que para a gestão do absentismo, relacionado com os casos de covid-19 e o encerramento de escolas, foi necessário mobilizar 310 enfermeiros e 154 assistentes operacionais", adianta a nota.

Entre 15 de março e 01 de junho, o CHUC admitiu ao serviço 58 novos enfermeiros e 54 assistentes operacionais.

De acordo com a estrutura hospitalar, um dos objetivos do estudo passa também por conhecer as vivências dos profissionais que estiveram a trabalhar em serviços dedicados à covid-19 ou que foram, eles próprios, infetados.

Da análise efetuada até ao momento, com 20 entrevistados, a equipa responsável identificou cinco grandes temáticas: nível organizacional, liderança, trabalho em equipa, as vivências na prestação de cuidados e as vivências pessoais.

"As repercussões ficaram, notam-se ainda hoje, nomeadamente por situações de depressão ou influência nas relações conjugais. Mas, apesar de todas estas dificuldades, os profissionais expressaram confiança e otimismo para o futuro e um elevado sentido de ética profissional", conclui o comunicado.

No estudo iniciado pelo Núcleo de Investigação em Enfermagem do CHUC, sob a coordenação do enfermeiro António Marques, colaboram os serviços de Psiquiatria, Psicologia, Saúde Ocupacional e a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde/Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela