Secções
Entrar

Covid-19: Felgueiras quer dados oficiais sobre isolamento e infetados no concelho

23 de março de 2020 às 13:52

"Não estamos em tempo de esconder a informação, sobretudo quando ela é de enorme importância para poder salvaguardar o bem-estar das populações", frisa autarca.

O presidente da Câmara deFelgueirasdisse hoje à Lusa não aceitar as dificuldades que a autarquia tem sentido, junto das autoridades de saúde, para obter informação sobre a evolução da covid-19no concelho.

"Não estamos em tempo de esconder a informação, sobretudo quando ela é de enorme importância para poder salvaguardar o bem-estar das populações e para a autarquia conseguir prestar o auxílio necessário a todos os que se encontram isolados", acentuou o autarca, Nuno Fonseca, acrescentando: "Quando nos quiserem dar essa informação, pode já ser demasiado tarde".

Nuno Fonseca reforça que, apesar dos sucessivos pedidos desde que surgiram os primeiros casos de covid-19 em Felgueiras, no início de março, não foi possível obter qualquer dado oficial sobre o número de infetados ou de pessoas em isolamento e quarentena.

Afirmou, também, não perceber porque é que há no país diferentes formas de atuação por parte das autoridades de saúde, indicando como exemplo o facto de a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve ter esse tipo de informação na sua página oficial da Internet.

O presidente da câmara insiste que as autoridades têm o dever de informar os cidadãos, referindo, em concreto, que "os felgueirenses merecem toda a informação".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 14 mortes e 1.600 infeções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela