Secções
Entrar

Covid-19: CDS acusa Governo de nada dizer sobre setores social e particular da saúde

31 de outubro de 2020 às 22:07

Posição foi transmitida por Francisco Rodrigues dos Santos em reação às decisões anunciadas pelo primeiro-ministro para a contenção da propagação da pandemia.

O presidente do CDS acusou hoje o Governo de continuar "sem dizer nada" sobre o contributo dos setores social e particular na saúde para o combate à pandemia da covid-19, colocando a "ideologia à frente das pessoas".

Esta posição foi transmitida por Francisco Rodrigues dos Santos em reação às decisões anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, para a contenção da propagação do novo coronavírus em Portugal.

"O Governo está a agir tarde: Não planeou, nem soube prever. E, mais uma vez, fica a questão sem resposta: qual vai ser o contributo dos setores social e particular da saúde no combate à pandemia?", questionou o líder democrata-cristão.

O presidente do CDS defendeu depois que "a solução para não esgotar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde passa pela contratualização com os setores social e particular".

"O Governo já o devia ter feito há muito tempo. Falhou no planeamento e na antecipação do cenário atual. Se o tivesse feito, podia ter salvo vidas. Mas ainda há muitas vidas para salvar, só que para isso o Governo tem de deixar de parte o preconceito com os hospitais particulares e deixar de colocar a ideologia à frente das pessoas", apontou Francisco Rodrigues dos Santos.

Na mesma nota enviada à agência Lisa, o líder do CDS também referiu que o seu partido tem manifestado a sua preocupação "quanto à preparação do país para a segunda vaga da pandemia".

"É fundamental que exista uma complementaridade entre os dois setores, porque é preciso dar mais resposta às pessoas", insistiu.

Na mesma nota, Francisco Rodrigues dos Santos frisou que o CDS-PP "já há algum tempo que vem defendendo medidas cirúrgicas, temporárias, zona a zona, e um mapa de risco de contágio identificado por cores, que evitassem que o país chegasse ao estado a que chegou".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela