Covid-19: 23 crianças e seis adultos várias horas retidos em jardim de infância na Maia
Contacto com a linha SNS 24 só aconteceu "por volta das 20h30" e a suspeita é de "uma menina" que apresenta sintomas de contágio pelo novo coronavírus, nomeadamente "tosse e febre". Crianças só saíram do espaço pelas 01h00.
Pelo menos 23 crianças e seis adultos estiveram retidos várias horas no jardim de infância de Barroso, no concelho da Maia, Porto, porque uma criança poderá estar infetada com a doença Covid-19, disse à Lusa um elemento da associação de pais.
Vários encarregados de educação estiveram concentrados no exterior das instalações na freguesia de Nogueira da Maia à espra de notícias, tendo entrado no espaço perto das 00h15. Quarenta e cinco minutos depois, segundo a Lusa, as crianças saíram acompanhadas pelos familiares.
Durante a espera, um dos encarregados de educação revelou que a única informação que, então, tinham era que as educadoras de infância e as auxiliares tentaram, sem sucesso, contactar a Linha SNS 24. O contacto apenas foi estabelecido com a linha SNS 24 "por volta das 20h30" e a suspeita é de "uma menina" que apresenta sintomas de contágio pelo novo coronavírus, nomeadamente "tosse e febre".
A notícia foi avançada hoje pelo Correio da Manhã.
A Lusa contactou a Câmara Municipal da Maia que remeteu esclarecimentos para as autoridades de saúde locais, bem como para o agrupamento de escolas, entidades junto das quais não foi possível até ao momento qualquer resposta.
A Lusa contactou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Antonino Leite. Este responsável declarou que hoje não conseguiria dar respostas.
No local é possível constatar que cerca de uma dezena de pais permanecem à porta do estabelecimento de educação pré-escolar à espera de informações.
Edições do Dia
Boas leituras!